Cidades

São Gonçalo terá redução de turmas do EJA no 2º semestre

Imagem ilustrativa da imagem São Gonçalo terá redução de turmas do EJA no 2º semestre
Município terá redução no número de unidades que oferecem o 1º segmento do EJA. Foto: Aquivo/ Prefeitura de São Gonçalo

Após o boato de encerramento das aulas do Ensino de Jovens e Adultos (EJA) circular nas redes sociais, a Prefeitura de São Gonçalo divulgou uma nota, nesta quinta-feira (10), negando o fim das aulas e informando uma redução no número de turmas do 1º segmento para o segundo semestre deste ano. O projeto visa oferecer uma nova oportunidade para jovens e adultos que não conseguiram concluir o Ensino Fundamental, na correta relação idade-ano escolar.

De acordo com o governo municipal, foi detectado que havia a necessidade de otimização de alunos de 1º segmento, no qual não há demanda. Sendo assim, atendendo à portaria de matrícula SEMED/118/2020, a Secretaria Municipal de Educação irá ''disponibilizar a otimização de vagas e prioridade no remanejamento de alunos, que podem estar fazendo a opção entre oito escolas da rede, que irão oferecer 1º e 2º segmento''. As outras onze unidades, segundo o o governo municipal, permanecerão abertas ofertando apenas o 2º segmento em razão da pouca demanda do outro segmento.

"A partir do 2º semestre de 2021, as 18 unidades da rede municipal que possuem EJA (Educação de Jovens e Adultos) permanecerão abertas, oferecendo as modalidades de acordo com a demanda".

Trecho da nota da Prefeitura de São Gonçalo

Quem se mostrou contrário à redução das unidades com ambos os segmentos foi o vereador Professor Josemar (PSOL), que informou que a redução desfavorece o Plano Municipal de Educação, que visa oferecer uma ampliação das oportunidades para o período noturno.

"Essa redução acaba desfavorecendo o Plano Municipal de Educação. Em muitos casos, os alunos terão que se deslocar para unidades distantes, o que acaba atrapalhando a vida dessas pessoas que possuem o interesse de concluir o Ensino Fundamental. Essa redução acaba prejudicando a relação idade-ano escolar. As pessoas que procuram pelo EJA precisam de uma maior atenção. Com a redução, a impressão que se passa é que estão dificultando a vida dessas pessoas".

Professor Josemar (PSOL)

As oito unidades que continuarão com a oferta do 1º segmento são as seguintes: Colégio Municipal Presidente Castelo Branco, no Boaçu; Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, no Alcântara; Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, no Lindo Parque; Escola Municipal Almirante Alfredo Carlos S. Dutra, em Nova Cidade; Escola Municipal Aurelina Dias Cavalcanti, no bairro Amendoeira; Escola Municipal Anísio Spinola Teixeira, em Santa Luzia; Escola Municipal João Cabral de Mello Netto, em Vista Alegre; e Escola Municipal Pastor Haroldo Gomes, em Itaúna.

Logo Enfoco

Alan Emiliano

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Sequência de Jogos Mortais tem estreia antecipada Planos de saúde coletivos têm reajuste maior do que o teto da ANS <