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    Ano novo, problema velho! Falta de luz atinge moradores de SG

    Clientes enfrentam instabilidades desde o início de dezembro

    Publicado 02/01/2025 às 16:24 | Atualizado em 02/01/2025 às 20:12 | Autor: Sofia Miranda
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    Os moradores afirmam que o problema teria origem em uma subestação da Enel, em São Gonçalo
    Os moradores afirmam que o problema teria origem em uma subestação da Enel, em São Gonçalo |  Foto: Divulgação / Pixabay

    Moradores do bairro Anaia Pequeno, em São Gonçalo, estão sofrendo com instabilidades no fornecimento de energia elétrica desde o início de dezembro. Conforme relatos dos moradores, eletrodomésticos já estragaram devido aos picos de energia. Além disso, o abastecimento de baixa tensão tem afetado até mesmo o fornecimento de água, já que a maioria das residências utilizam bomba hidráulica.

    Segundo denúncias, as ruas afetadas são: Francisco Espargoli, Anita Gonçalves e Gilson Rocha desde 6 de dezembro, conforme relata o cabeleireiro João Vitor da Silva, de 23 anos. 

    ‘’Isso está prejudicando a gente de todas as formas porque a energia não está estável. Você tenta ligar um ar- condicionado, mas ele não sustenta, porque o compressor para. Geladeiras também estão sob risco porque estão trabalhando em baixa tensão. E para piorar, eu sou cabeleireiro, e eu estou sofrendo o dobro. Para trabalhar, tem sido uma coisa sacrificante porque meu secador e minha prancha estão trabalhando em baixa tensão. Meu medo é eles queimarem’’, explicou.

    Ainda segundo o morador, técnicos foram até o local no dia 10 de dezembro, quando o problema foi parcialmente resolvido. No entanto, no dia 25, por volta das 19h, a rede elétrica da região sofreu diversos picos de energia, que enfraqueceram o fornecimento. O problema, por sua vez, deixou um rastro de estragos, relatou o cabeleireiro.

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    Muita gente já reclamou que perdeu eletrodoméstico. Teve uma vizinha que perdeu um freezer, teve um outro vizinho que já perdeu a geladeira, outra vizinha também perdeu chuveiro, perdeu ventilador, e ainda perdeu também o secador, porque queimou por baixa tensão. Então, a situação é crítica. A Companhia já mandou vários carros aqui, mas nada resolve. Eu liguei várias vezes para lá e informaram que o problema é na subestação, um disjuntor que deveria ser consertado mas até agora nada
    morador
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    Sem luz e... sem água! 

    Além dessas dificuldades, há também o enfraquecimento no abastecimento de água, visto que a região também sofre com o fornecimento e utilizam bombas hidráulicas. Com a energia instável, no entanto, não há possibilidade de bombear água para as caixas d’água.

    ‘’A pior parte das questões dos eletrodomésticos, são as pessoas que estão na fase que está mais fraca ainda, porque tem uma mais forte e uma mais baixa. Então, o que é que acontece: Como aqui a gente não tem fornecimento de água direto, todo dia, a gente está sofrendo porque depende de bomba para jogar água para as nossas caixas d'água. Tem gente aqui que já falou que não está nem conseguindo ligar sua bomba, então daqui a pouco vão ficar sem água nenhuma’’, explicou.

    Ainda conforme os relatos, os moradores já abriram diversos protocolos para reportar a situação, mas até o momento, o problema persiste. A situação também já foi relatada na ouvidoria da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel).

    Realidade diferente do que diz a Enel 

    Questionada, a Companhia Enel Distribuição Rio afirmou que ''não há registro de problemas no fornecimento de energia no local mencionado''. 

    No entanto, em vídeo, o morador João Vitor mediu, com auxílio de um alicate amperímetro, a corrente elétrica. ''Vamos medir aqui na tomadinha. Aqui, a tensão está chegando ó. Tomada aqui, 97 volts, na entrada da minha casa, sendo que aqui sempre dá 123, 125'', explica. 

    No registro, os aparelhos domésticos funcionam em voltagem menor que a normal. Assista abaixo: 

    ''Engraçado que eles mandam caminhão e os técnicos sempre relatam problema à companhia e ninguém toma rédea da situação'', comentou em resposta. 

    Enel atualiza resposta 

    Após a publicação da reportagem, a Enel Distribuição Rio enviou outra resposta para o ENFOCO, na noite desta quinta.A empresainformou que uma equipe foi enviada até o local informado e confirmou a ausência de irregularidades, no entanto orientou o que os consumidores devem fazer.

    "A recomendação é que o cliente abra uma ordem de medição instantânea em um dos canais de atendimento. Em caso de persistência, um equipamento de medição é instalado na residência para a avaliação das tensões e da qualidade da energia. Os canais de atendimento são: o site (www.enel.com.br), o aplicativo Enel (disponível para iOS e Android) ou mensagem via WhatsApp Elena: (21) 99601-9608", explicou a empresa em nota. 

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