Sustentabilidade
Ecoponto: recicláveis viram dinheiro digital em São Gonçalo
Terceira unidade do projeto foi inaugurada nesta sexta (16)

Foi inaugurado, na manhã desta sexta-feira (16), o terceiro Ecoponto de São Gonçalo, localizado na Praça Estephânia de Carvalho, a popular Praça Zé Garoto. A ação integra o projeto “Limpa São Gonçalo” e foi desenvolvida pela Secretaria Municipal de Conservação, com apoio da Eccos Sustentável. O plano é ambicioso: até o fim da campanha, 20 pontos de coleta seletiva devem ser implantados por toda a cidade.
Além de promover a destinação correta de resíduos recicláveis, os Ecopontos têm um diferencial inovador: a criação de uma moeda social. Os moradores podem levar seus materiais recicláveis e, em troca, recebem dinheiro digital creditado em um cartão que pode ser utilizado em estabelecimentos comerciais locais.

O secretário de Conservação, Edson Leal de Carvalho, destacou o impacto social e ambiental da iniciativa.
“Esse aqui é o nosso terceiro equipamento, de um chamamento de cinco, onde beneficiamos a população mais carente que trabalha com recicláveis. O Ecoponto cria uma moeda social, beneficia também quem não tem documento nenhum, e temos parcerias com a Assistência Social para dar suporte a essas pessoas. É uma caminhada boa que se inicia no município de São Gonçalo, e vejo isso sendo expandido para outros municípios”, afirmou.
Edson também ressaltou o papel dos Ecopontos na preservação do meio ambiente.
Papéis, plásticos, vidros, metais, óleo de cozinha, tudo retorna para as indústrias que precisam muito desse material. Isso evita desmatamentos e reduz a poluição. Não vamos resolver tudo em curto prazo, mas é um passo importante para retirar resíduos do Aterro Sanitário
Tipos de materiais recicláveis aceitos nos Ecopontos
Plásticos: garrafas PET, potes e embalagens diversas
Papéis: jornais, revistas, caixas de papelão.
Vidros: garrafas, potes, copos, cacos.
Metais: latas, pregos, panelas, alumínio, cobre, ferro.
Eletroeletrônicos: TVs, computadores, celulares, eletrodomésticos.
Óleo de cozinha usado


Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!