Solidariedade
Hospitais promovem campanha de doação de sangue em São Gonçalo
Posto de coleta será montado em shopping, no Centro
Uma nova campanha de doação de sangue será realizada nesta quarta (13), quinta (14) e sexta-feira (15) em São Gonçalo. O posto de coleta será montado no Espaço do Conhecimento, no segundo andar do Partage Shopping, no Centro, e funcionará das 10 às 18h. Os estoques nos hospitais estão baixos e, em dezembro, o número de pacientes envolvidos em acidentes mais que dobram.
De acordo com técnicos do GSH Banco de Sangue Serum, responsável pela campanha, um dos principais objetivos do movimento é contribuir para o equilíbrio dos estoques em várias hospitais, entre eles, o Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, e o João Batista Cáffaro, em Itaboraí.
Somente no ano passado, o Hospital Estadual Alberto Torres, unidade de referência no atendimento a pacientes com múltiplos traumas no Estado do Rio de Janeiro, utilizou 8.653 bolsas de sangue em centenas de procedimentos e cirurgias envolvendo pacientes vítimas de acidente de moto, agressão, perfuração por arma de fogo, quedas e etc.
Paralelamente, o Hospital Estadual João Batista Cáffaro, em Itaboraí, importante unidade de retaguarda no Estado, recorreu a 1.417 bolsas de sangue para completar protocolo de atendimento e salvar vidas.
Os organizadores acreditam que a corrente de solidariedade irá captar o maior número de bolsas possíveis nestes três dias de campanha, que consequentemente, ajudará a salvar centenas de vidas. Um doador pode salvar até quatro pessoas.
O posto de coleta montado no shopping, localizado na Avenida Presidente Kennedy, 425, no Centro, terá uma estrutura apropriada e segura, com equipes de recepção, triagem, e coleta. A meta é conseguir arrecadar cerca de 200 bolsas de sangue por dia.
O que é preciso para doar sangue?
Estar em boas condições de saúde; ter entre 16 e 69 anos (menores de 18 anos precisam de alguns documentos para poder efetivamente doar e de assinaturas em formulários de autorização; pesar no mínimo 50kg; estar descansado (ter dormido pelo menos seis horas nas últimas 24 horas); estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas quatro horas que antecedem a doação); apresentar documento original com foto recente, que permita a identificação do candidato, emitido por órgão oficial (Carteira de Identidade, Cartão de Identidade de Profissional Liberal, Carteira de Trabalho e Previdência Social, Carteira Nacional de Habilitação e RNE-Registro Nacional de Estrangeiro).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!