Descaso
Idosa de SG é dada como morta pelo INSS e perde aposentadoria
Carmen Marins, de 91 anos, está há três meses sem auxílio
Uma idosa, de 91 anos, moradora do bairro Mutuaguaçu, em São Gonaçalo, na Região Metropolitana do Rio, foi pega de surpresa ao tentar sacar a sua aposentadoria, há três meses. Ao chegar no banco, não havia saldo disponível na conta de Carmen Marins.
Foi quando a amiga da idosa, Angelita Mara Ramos, de 57 anos, procurou o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para entender o que estava acontecendo, e para a surpresa de todos, a beneficiária estava dada como morta.
Segundo Angelita, a idosa está desde dezembro de 2023 sem receber o auxílio que tem direito. Até esta terça-feira (5), o problema não foi resolvido.
Quando chegamos na agência, não conseguimos sacar o dinheiro. Chamei o gerente e ele falou que tinha que resolver com o INSS. Chegando lá, foi informado que ela não podia receber o dinheiro porque o nome dela não constava no sistema, ela estava sendo dada como morta
Além de Carmem, também mora na mesma residência o sobrinho de 47 anos. No entanto, ele também é debilitado, tendo sofrido dois AVCs e é cego. Com isso, os dois precisam de ajuda voluntária para sobreviver.
Segundo Angelita, o dinheiro da aposentadoria é usado para comprar comidas, remédios e complementos para a casa da idosa
Inconformados com a situação, a idosa precisou ser levada até uma agência do INSS para fazer a prova de vida. Mesmo levando todos os documentos e com a presença dela, até o momento, nada foi solucionado. Um vídeo chegou a ser compartilhado nas redes sociais para mostrar o descaso.
"É uma vergonha e um descaso tudo isso que eles estão fazendo com a dona Carmen. Precisei levá-la até o INSS para fazer a prova de vida dela. Apresentei todos os documentos possíveis e nada é resolvido. Ela precisa desse dinheiro para sobreviver", desabafou.
Angelita afirmou, ainda, que já perdeu as contas de quantas vezes foi à agência cobrar pelo retorno do pagamento. Vendo que a situação não está sendo resolvida, ela começou a ajudar a idosa.
"Eu, mesmo sem ter nenhum tipo de parentesco com ela, ajudo sempre que possível, pois não consigo aceitar essa situação. Eles só falam que o processo está em análise e não anda", disse.
O que diz o INSS
Procurado pelo ENFOCO, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) informa "que o benefício da segurada Carmen Marins foi reativado. A suspensão ocorreu pelo fato do CPF da segurada não constar em seu cadastro. Após da segurada apresentar o documento e concluída a análise, o benefício foi restabelecido", diz o órgão.
Segundo a nota, em até 15 dias, todos os atrasados estarão disponíveis em conta. "O INSS lamenta o ocorrido e está trabalhando para que toda a população tenha um atendimento de excelência", finaliza.
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