Logo Enfoco


    Potentes

    No aniversário de São Gonçalo, conheça mulheres que brilham na cidade

    Cidade comemora 135 anos de emancipação nesta segunda (22)

    Publicado 22/09/2025 às 7:05 | Autor: Dayse Alvarenga
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Ella Fernandes (à esquerda) e Gleice Figueiredo são destaques junto com Letícia da Hora
    Ella Fernandes (à esquerda) e Gleice Figueiredo são destaques junto com Letícia da Hora |  Foto: Divulgação

    O que uma cantora, uma professora e uma publicitária podem ter em comum em São Gonçalo? É que nascidas na cidade e onde também moram e exercem suas profissões, elas vêm se destacando no cenário da cidade, que celebra 135 anos de emancipação política-administrativa nesta segunda-feira (22).

    Apesar de serem de segmentos diferentes, a cantora Ella Fernandes, de 31 anos, a professora e assistente social Gleice Figueiredo, de 44 e a publicitária Letícia da Hora, 37, têm semelhanças em comum: orgulho das suas origens e agradecidas por atuar na cidade assim como levar o nome do município através do seu trabalho em ações positivas mundo afora.

    "Me sinto representada com o destaque de pessoas negras também de outras vertentes de São Gonçalo. Acredito que a representatividade é capaz de transformar a vida de muitas pessoas que nem temos noção. Enfim, acho que estamos vivendo o verdadeiro ressuscita São Gonçalo como disseram Claudinho & Buchecha", completou.

    Gleice Figueiredo também compartilha do pensamento de Ella Fernandes.

    "Observo com entusiasmo e olhar fixo nas próximas gerações. Ver pessoas gonçalenses se destacando na sua área de atuação sem negar as suas origens e o pertencimento à cidade fazem com que outras pessoas como nós projetem um futuro melhor para si e para São Gonçalo", declarou a diretora do Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ-SG). 

    A publicitária e fundadora da ONG Mulheres da Parada, Letícia da Hora, também destaca a força feminina em São Gonçalo. 

    Letícia da Hora é fundadora e presidente da ONG Mulheres da Parada
    Letícia da Hora é fundadora e presidente da ONG Mulheres da Parada |  Foto: Divulgação

    "Nós, mulheres, somos muito poderosas, apesar de marginalizadas nas funções e nos salários desiguais. Estamos sempre transformando a realidade, principalmente as mulheres negras. Enfim, apesar de todas as adversidades, a gente se destaca. Isto é muito louvável", definiu Letícia. 

    Perfis

    Ella Fernandes

    Ella canta profissionalmente há sete anos e já é uma referência como personalidade pública de São Gonçalo, haja vista os vídeos em suas redes sociais em eventos dentro e fora da cidade e com famosos, como a saudosa Preta Gil.

    Apesar de mais conhecida como cantora pop, Ella se considera uma multiartista, pois também é atriz e poeta e foi apresentadora em julho do "Festival Trançar é Esperançar", no Teatro Municipal de São Gonçalo. A artista lançou este ano seu primeiro álbum. Também atuou, em 2023, no filme "Nosso Sonho", que conta a trajetória da dupla Claudinho e Buchecha.

    Gleice Figueiredo

    A diretora do campus São Gonçalo do IFRJ é assistente social formada pela UFF, mestre e doutora em Serviço Social e especialista em Ensino de Culturas e Histórias Africanas e Afrobrasileiras pelo IFRJ. Também é professora da Escola de Serviço Social de Niterói da UFF e pesquisadora da área de educação e políticas de permanência estudantil.

    É assistente social do Instituto Federal do Rio de Janeiro desde 2008 e, em 2021, foi eleita diretora  campus São Gonçalo do IFRJ, cargo que exerce desde junho de 2022, onde sua atuação é muito elogiada pelas parcerias com projetos sociais e culturais para aproximar a população da instituição de ensino. 

    Letícia da Hora 

    A publicitária Letícia da Hora, casada com ator da TV Globo, Leandro Firmino, ficou conhecida dentro e fora da cidade durante a pandemia da covid-19, quando criou o Mercadinho Solidário na garagem da sua casa em 2020 para doar alimentos às famílias vulneráveis da sua região, a Parada São Jorge, no Sacramento, São Gonçalo. 

    A partir do nome da localidade, criou o coletivo Mulheres da Parada para dar qualificação profissional e autonomia financeira às alunas dos cursos de Confeitaria, Manicure, Trancista, Cosméticos Naturais e até Energia Fotovoltaica. Há dois anos, comanda o festival "Trançar é Esperançar", com atividades diversas para mostrar e valorizar empreendedoras que produzem cultura e economia criativa em São Gonçalo. 

    Dayse Alvarenga

    Dayse Alvarenga

    Redatora

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Próximo artigo
    >

    Acadêmicos de Niterói lança samba-enredo sobre Lula; vídeo

    Relacionados em São Gonçalo