'Vizinhança Segura'
Projeto em SG propõe que moradores criem grupos de vigilância
Proposta será lida na Câmara de Vereadores nesta terça
O vereador de São Gonçalo, Glauber Poubel (PROS), apresentou, no último dia 17, o projeto de lei intitulado "Vizinhança Segura", que propõe uma colaboração entre os moradores e as forças de segurança pública, a fim de combater a violência na cidade. A previsão, segundo o parlamentar, é que o projeto seja lido nesta terça-feira (30), na Câmara Municipal.
O programa consiste em mobilizar os moradores para constituírem grupos de vigilância e comunicação, utilizando aplicativos de mensagens ou plataformas online. A ideia é que os gonçalenses compartilhem informações sobre atividades suspeitas ou situações de risco que afetem a segurança das áreas residenciais.
Para isso, o projeto prevê a realização de treinamentos direcionados aos participantes, em colaboração com as forças de segurança, abrangendo temas como identificação de comportamentos suspeitos, técnicas de autoproteção e protocolos para contatar as autoridades em situações de emergência.
De acordo com Poubel, o Programa “Vizinhança Segura” surge, em suas palavras, "para combater a crescente onda de insegurança em São Gonçalo".
"A gente propõe uma parceria contundente entre moradores e forças de segurança, mas não apenas isso: ao estabelecer grupos de vigilância e comunicação direta, desafia as convenções estabelecidas e coloca nas mãos dos cidadãos o poder de resposta imediata diante de atividades suspeitas", relatou o parlamentar ao ENFOCO.
Outro destaque da proposta é a criação de canais de comunicação direta entre os grupos e as autoridades locais, incluindo o uso do aplicativo Colab. Poubel estimula a realização de reuniões periódicas entre os moradores, líderes comunitários e representantes das forças de segurança do município.
"Além disso, o projeto prevê reuniões regulares entre moradores e representantes da segurança, permitindo a troca de conhecimentos e ensinamentos sobre segurança pública, solidificando nossa parceria e tornando nossa comunidade ainda mais segura", explicou Glauber Poubel.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!