Logo Enfoco


    Foco

    São Gonçalo e Niterói têm ações para combater motos barulhentas

    Operações visam dar mais segurança à população nas duas cidades

    Publicado 07/01/2025 às 18:07 | Autor: Gabriel Villa Nova
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Em São Gonçalo, 15 motocicletas foram removidas para o depósito por irregularidades
    Em São Gonçalo, 15 motocicletas foram removidas para o depósito por irregularidades |  Foto: Divulgação / Polícia Militar

    As cidades de Niterói e São Gonçalo, na Região Metropolitana do Rio, divulgaram nesta terça-feira (7) ações que visam fiscalizar e combater motos barulhentas que atormentam a população nos dois municípios. 

    Em Niterói, o prefeito Rodrigo Neves participou de um café da manhã com agentes e operadores da Nittrans e da Secretaria Municipal de Ordem Pública (Seop) para marcar o lançamento do programa de conscientização sobre o uso responsável de motocicletas. 

    Rodrigo Neves lançou programa nesta terça-feira (7)
    Rodrigo Neves lançou programa nesta terça-feira (7) |  Foto: Divulgação / Prefeitura de Niterói

    "Estamos iniciando hoje (terça) uma campanha de educação no trânsito, com foco especial nos motociclistas, para combater a adulteração dos escapamentos das motos, que as tornam barulhentas e geram transtornos em nossa cidade. Além disso, a campanha visa reduzir o número de acidentes fatais, que aumentaram nos últimos anos entre os condutores de motocicletas", disse Neves.

     Já em São Gonçalo, a ação foi realizada em parceria pelo 7º BPM e pela Secretaria Municipal de Trânsito (Sentran). De acordo com a PM, como saldo, 15 motocicletas irregulares foram removidas para o depósito público da cidade. 

    Ainda segundo a PM, a ação também tem por objetivo reduzir os índices criminais e trazer uma maior sensação de segurança para os moradores, pois as algumas motocicletas são usadas para cometer crimes e assaltos.

    Ação respaldada por lei 

    A Lei Municipal 3.661/2021 autoriza o Poder Executivo de Niterói a coibir a emissão de ruídos sonoros provenientes de escapamento de veículos motociclísticos e automotores fora das normas estabelecidas nas legislações em vigor e institui o controle de poluição sonora veicular, e dá outras providências. Circular com motos com escapamento aberto, o que aumenta o barulho, e equipar os veículos com equipamentos que emitem som alto são infrações gravíssimas e podem gerar multa de R$ 195,23, com perda de cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

    Direcionada a trabalhadores e outros usuários de motocicletas, a campanha vai focar na conscientização sobre o uso correto e responsável do veículo. As ações e o material de divulgação destacam a importância do cumprimento das normas de trânsito, como evitar o tráfego em calçadas, manter o farol aceso mesmo durante o dia e utilizar equipamentos de segurança obrigatórios, como capacetes com viseira ou óculos protetores. A NitTrans também vai orientar os motociclistas sobre o respeito às leis de trânsito e sobre a convivência segura com pedestres e outros motoristas.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Prorrogado! Prazo de inscrição para o concurso da Embrapa é ampliado

    Próximo artigo
    >

    PM dá grande prejuízo ao tráfico em Niterói; veja quantidade apreendida

    Relacionados em São Gonçalo