Na seca
Sem luz e sem água! Imunana-Laranjal para de funcionar
Cedae interrompe produção após falha na subestação da Enel
Uma falha na subestação da Enel, localizada em Alcântara, São Gonçalo, interrompeu o fornecimento de energia elétrica em diversos bairros de São Gonçalo, Niterói e Maricá na tarde desta terça-feira (12). A interrupção também afetou a operação da Estação de Tratamento de Água (ETA) Laranjal, impactando o abastecimento de água nas localidades atendidas pela unidade.
Procurada pelo ENFOCO, a Cedae informou que "a operação da ETA Laranjal foi interrompida às 14h15 devido à falha no fornecimento de energia elétrica". Ainda segundo a empresa, "a Enel foi acionada, e equipes técnicas da Cedae acompanham os trabalhos para a normalização do fornecimento de energia".
A companhia também destacou que "as concessionárias Águas do Rio e Águas de Niterói, responsáveis pela distribuição de água nas áreas afetadas, já foram comunicadas".
Além da interrupção no abastecimento de água, moradores de diversos bairros relataram a falta de energia. Em São Gonçalo, os bairros Jardim Alcântara, Alcântara e Barro Vermelho foram impactados.
Em Niterói, houve registros de quedas de energia em bairros como Centro, Fonseca, Barreto, Icaraí, Charitas, Santa Rosa e Pendotiba. Na Região Oceânica e em partes de Maricá, consumidores também relataram oscilações no fornecimento.
Em nota enviada ao site, a Enel Distribuição Rio explicou que "a falha teve origem em uma ocorrência na subestação de Alcântara, que impactou o fornecimento para parte dos clientes em São Gonçalo, Niterói e Maricá".
"Técnicos da empresa estão realizando manobras remotas na rede elétrica para minimizar os impactos e seguem trabalhando nos reparos necessários na subestação", diz a nota. A concessionária informou ainda que as causas do incidente estão sendo apuradas.
O fornecimento de energia e o funcionamento da estação de tratamento devem ser retomados de forma gradual, mas não há previsão para a completa normalização dos serviços até o momento.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!