Punição
Saúde demite cinco após caso de amputado largado no meio da rua
Pasta da Prefeitura também aplicou 14 medidas disciplinares
A Secretaria de Saúde do Rio de Janeiro demitiu cinco funcionários e aplicou 14 medidas disciplinares após o caso de um homem amputado que foi abandonado por maqueiros na calçada do Hospital Municipal Pedro II por quatro horas e socorrido por pedestres.
"Trata-se de uma situação gravíssima que requer uma punição exemplar para que não se repita. Realizamos uma investigação detalhada, revisamos todas as imagens das câmeras de segurança e ouvimos todos os envolvidos. Não há justificativa plausível. Por isso, foram realizadas cinco demissões e 14 medidas disciplinares foram aplicadas aos responsáveis", escreveu o secretário Daniel Soranz em sua conta no Twitter.
O secretário ainda acrescentou que o paciente foi encaminhado para uma unidade de baixa complexidade e aguarda uma vaga em um abrigo.
Segundo as testemunhas, o homem foi abandonado na rua ainda com uma sonda e utilizando fraldas.
"Ele estava jogado no chão, eu cheguei às 7h20 para trabalhar e o encontrei aqui no chão. Fui até ele e perguntei o que havia acontecido. Ele disse que os maqueiros o abandonaram aqui", disse o vigilante Mauro Sérgio Novaes.
Ainda de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, o caso está sendo investigado. A direção do Hospital Pedro II informou que dois maqueiros responsáveis por levar o homem para fora da unidade foram demitidos.
“Está em andamento um processo de apuração dos fatos, e os dois funcionários que levaram o homem para fora do hospital foram demitidos. Esse não é o procedimento padrão da unidade", afirmou parte da nota divulgada na terça-feira (11).
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!