Previsão do tempo

Saúde por um fio com mudanças drásticas nas temperaturas no Rio

Especialistas alertam para doenças inflamatórias e virais

Em Niterói, na orla da Zona Sul, ficou comum frequentadores carregarem um casaco
Em Niterói, na orla da Zona Sul, ficou comum frequentadores carregarem um casaco |  Foto: Karina Cruz
 

O inverno termina no próximo dia 22 de setembro e até lá quem mora no Rio de Janeiro ainda vai precisar de muita paciência para lidar com o clima controverso que tem feito nos últimos dias. Com manhãs ensolaradas e temperaturas mais quentes, o entardecer já revela a chegada do frio com madrugadas congelantes. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) prevê ainda uma variação mais drástica de temperatura para o final de semana.

Essa variação de temperatura do dia para a noite ou em uma mesma semana se tornaram frequentes neste inverno carioca. Só nesta quinta-feira (1º), o Inmet registrou 25 ºC durante o dia e 11 ºC na madrugada, na cidade do Rio. Uma queda de 14 graus em menos 24 horas.

Para esta sexta, o instituto afirma que no decorrer do dia as temperaturas poderão chegar a 32 ºC e a noite cair para 12 ºC.

Sobe e desce

A alternância constante é um fator que pode acontecer no inverno, segundo o meteorologista e professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) Wanderson Luiz Silva. Ele explica que essa variação acontece devido a ausência de nuvens durante a noite, o que contribui para a redução das temperaturas.

"Durante o dia, a incidência de radiação solar faz as temperaturas se elevarem. Se a noite não tiver nuvens, a radiação infravermelha que sai do solo é perdida em sua grande parte para o espaço, reduzindo as temperaturas", contou.

O meteorologista acrescenta que o mês de setembro continuará com alternâncias de temperaturas similares à agosto, com períodos de sol e calor intercalados com frentes frias que vão derrubar a temperatura.

Saúde: como se proteger

O imunologista e professor da Universidade Federal Fluminense (UFF), Luiz Querino de Araújo explica que a variação na temperatura contribui para a proliferação de fungos, bactérias e vírus, causando interferências no metabolismo dos indivíduos.

"A mudança de temperatura está diretamente direcionada ao corpo humano por uma oscilação do processo de dilatação dos vasos, que podem alterar a respiração e a circulação, alterando o metabolismo dos indivíduos. O que acontece em geral é a proliferação dos fungos e bactérias, que ficam nas paredes e nos ambientes fechados. Alguns no frio e outros no calor. Isso vai impactar no organismo da pessoa", explica.

Dicas

A laranja está entre os alimentos ricos em vitamina C
A laranja está entre os alimentos ricos em vitamina C |  Foto: Divulgação
 

As nutricionistas Luciane Barros e Mariana Quadros recomendam a utilização de vitaminas específicas para auxiliar na imunidade durante o período constante de mudanças nas temperaturas. As especialistas apontam que a alimentação certa pode contribuir diretamente para o fortalecimento do sistema imunológico e evitar doenças, como resfriados, gripes, sinusite, rinite e viroses.

Alimentos como gengibre, limão, própolis, açafrão, laranja e tangerina estão entre as melhores opções. 

"O limão, que é rico em vitamina C, é um ótimo estimulante do sistema imunológico. O própolis é rico em componentes anti-inflamatórios, antioxidantes e ajuda na imunidade. O gengibre também tem ações antioxidantes e anti-inflamatórias", aponta Mariana.

Segundo Luciane, a imunidade também está relacionada à vitamina D. Ela recomenda que as pessoas fiquem 20 minutos no sol por dia para incentivar a produção da vitamina no corpo.

Previsão do tempo

Em Niterói, a previsão também é de chuva até a próxima semana
Em Niterói, a previsão também é de chuva até a próxima semana |  Foto: Karina Cruz
 

Diante dessas circunstâncias, os moradores do Rio e de cidades como Niterói, São Gonçalo e Maricá, devem se preparar para mais uma mudança no tempo, com variações grandes no mesmo dia.

O Inmet prevê uma temperatura máxima de 32 ºC e uma mínima de 12 ºC na capital do estado nesta sexta-feira (2). No sábado (3), haverá uma alternância entre 32 ºC e 15 ºC. Ambos os dias com sol.

No entanto, a partir de domingo (4), a chuva e o frio devem voltar a aparecer. O instituto informa que haverá uma variação de temperatura entre 22 ºC e 16 ºC. Na segunda-feira (5), uma de 20 ºC a 15 ºC. 

Cenários parecidos estão previstos para as cidades da Região Metropolitana. Em Niterói, haverá a variação de 31 ºC a 17 ºC entre esta sexta e sábado. Já no domingo e segunda, a temperatura deve alternar entre 24 ºC a 16 ºC apenas.

Em São Gonçalo, esta sexta deve ser quente, assim como nas vizinhas. Existe a previsão de máxima de 31ºC e mínima de 17 ºC durante o dia. A temperatura também vai cair no domingo com variação de 20 ºC para 16 ºC e possibilidade de chuva no decorrer do dia.

< Presos e apreensão de armas e drogas na Zona Norte do Rio Mulher passa por cirurgia para retirada de tumor de 46 kg <