Cidades

Secretária de Saúde de Maricá se despede da pasta em meio a denúncias

Publicada às 16h09 / atualizada às 17h58

Imagem ilustrativa da imagem Secretária de Saúde de Maricá se despede da pasta em meio a denúncias
|  Foto: Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá
Simone Costa postou em suas redes sociais um texto de despedida. Foto: Divulgação/ Prefeitura de Maricá

A secretária municipal de Saúde de Maricá, Simone Costa, postou, por meio das redes sociais, um texto de despedida nesta segunda-feira (19). De acordo com a publicação, ela não irá mais atuar à frente da secretaria por conta da saúde e do bem-estar de sua família, depois de tantos anos comandando a pasta municipal. Segundo a Prefeitura de Maricá, Simone pediu exoneração do cargo por motivo de saúde, já que precisará passar por uma cirurgia. Em seu lugar assume interinamente a subsecretária Solange Oliveira.

Simone foi exonerada em meio as denúncias que envolvem fraude em licitações e falta de informações sobre a vacinação em todo o município. Nesta segunda-feira (19), o MP pediu anulação de um processo de licitação fraudulento, que ocorreu após inúmeras transações ilegais feitas pela Secretaria de Saúde de Maricá desde 2019, quando Simone já era secretária.

A secretária também enfrenta denúncias da população referente à vacinação na cidade, já que no último sábado (17), a Prefeitura de Maricá fez a retirada de mais doses da vacina contra Covid-19 na Coordenação Geral de Armazenagem, em Niterói, mas neste domingo (18) divulgou um comunicado informando que as vacinas haviam acabado devido a baixa quantidade de doses disponibilizadas.

Comunicado divulgado no facebook da prefeitura neste domingo (18). Foto: Reprodução/ Redes Sociais

Em seu texto pós exoneração, ela ainda teceu muitos elogios aos companheiros de trabalho, dizendo ser uma "equipe unida, integrada e que se supera a cada obstáculo". Mas a ex-secretária não deixou de apontar as dificuldades que passou durante o tempo em que comandou a pasta e as limitações que ganhou ao longo dos anos.

Confira o texto da publicação na íntegra:

"Hoje um novo ciclo se inicia na minha vida … Nos últimos anos estive a frente da gestão da saúde de Maricá… Foi um longo e bom aprendizado e sobretudo de realizações, sobretudo na cidade aonde escolhi para morar e criar meus filhos.

Cada nova conquista foi embutida de muita luta de uma equipe unida integrada e que se supera a cada obstáculo… Muitas foram as noites e dias integralmente presente e o que me custou muito kgs a mais e muitos problemas de saúde, o que trouxeram muita limitação física mas segui em frente até aonde consegui servir ao que tanto luto, que é aliviar sofrimento de outros.

Vou me focar nesse momento na minha saúde e no bem estar da minha família e consciência tranquila do meu papel cumprido ao lado do governo que sempre ira colocar como prioridade a vida humano".

Com a saída de Simone da secretaria, a prefeitura ainda não informou qual nome irá assumir o cargo. O Executivo também foi questionado sobre as denúncias, mas ainda não respondeu, no entanto divulgou que o calendário de vacinação irá avançar em duas idades. A exoneração ainda não foi publicada no Diário Oficial da cidade.

As 2.780 doses do imunizante AstraZeneca que foram recebidas no fim de semana pelo município serão destinadas a aplicação de primeiras doses, indo na contramão do que teria sido divulgado anteriormente pela prefeitura. A decisão foi tomada após reunião com o Ministério da Saúde (MS). Com isso, nesta terça e quarta-feira (20 e 21/07), serão vacinadas pessoas de 38 e 37 anos.

< Rio gerou 16 mil empregos em 2021, diz Paes Estado perdeu R$ 153 milhões com roubo de cargas, aponta Firjan <