Cidades
Segunda de Carnaval e Quarta de Cinzas sem ponto facultativo em Niterói
Publicada às 19h18. Atualizada às 21h51.
A segunda-feira de carnaval (15) e quarta de cinzas (17) não serão considerados ponto facultativo na próxima semana em Niterói. O anúncio foi feito por transmissão nas redes sociais pelo prefeito Axel Grael (PDT).
"Essa medida é importante porque temos a expectativa de receber mais uma quantidade de vacinas e para que a gente possa aproveitar esses dias para avançar e oferecer a vacina a população, com as prioridades que vamos anunciar assim que elas chegarem"
Conforme anunciado pelo Plantão Enfoco em janeiro, a festa do Rei Momo em Niterói está cancelada mesmo com vacina contra a Covid-19.
Segundo a prefeitura, está proibida a realização de eventos em ruas, casas de festas, bares, clubes, restaurantes, quiosques e locais similares, bem como a realização de quaisquer festas, blocos carnavalescos ou eventos de pré-carnaval e carnaval, em ambientes abertos ou fechados.
Os eventos estão proibidos de serem promovidos por iniciativa pública ou particular, no período em que seria celebrado o carnaval de 2021 – de 12 a 17 de fevereiro.
Será providenciado reforço da fiscalização municipal quanto à proibição da realização de tais eventos, coibindo aglomerações, bem como quanto à obrigatoriedade do uso de máscaras.
Boletim
A cidade já teve 28.177 registros de casos confirmados da Covid-19 desde o início da pandemia. Até esta segunda-feira (8) foram 27.046 pacientes recuperados do vírus. De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 200 pessoas seguem hospitalizadas. Outras 166 estão em isolamento. Já foram 765 vidas perdidas pelo coronavírus na cidade.
Vacinas
A Prefeitura de Niterói solicitou ao Ministério da Saúde e ao governo do estado uma nova remessa de vacinas contra a Covid-19 para prosseguir a imunização na cidade.
De acordo com a Secretaria Municipal de Saúde, 20.325 pessoas – entre trabalhadores da saúde, idosos e pessoas com deficiência – receberam a primeira dose no período de três semanas, esgotando o imunizante nas policlínicas municipais. Como não há mais doses disponíveis, a vacinação em policlínicas foi suspensa.
Em pronunciamento nas redes sociais nesta segunda-feira (8), o prefeito Axel Grael reiterou que Niterói estará preparada para retomar a vacinação assim que receber mais doses do governo federal.
“Nós iniciamos a vacinação em Niterói no dia seguinte à chegada das primeiras doses na cidade. Seguimos o critério de prioridades determinado pela legislação e também de acordo com a nossa preocupação com os mais vulneráveis. Priorizamos os trabalhadores da saúde na linha de frente e os idosos em instituições de longa permanência. Passamos em seguida para os profissionais de saúde acima de 60 anos e também os idosos acima de 90 anos, incluindo os acamados. E nesta segunda-feira, quando iniciamos a vacinação de pessoas acima de 88 anos, nossos estoques acabaram. Nós aguardamos a chegada de novas doses, embora não haja nenhuma previsão do Ministério da Saúde. E anunciaremos a retomada do nosso cronograma assim que essas vacinas chegarem”, explicou o prefeito.
Dados da Secretaria Municipal de Saúde mostram que apesar de idosos somarem apenas um terço dos casos de Covid-19 em Niterói, eles representam 82% dos óbitos ocorridos no município. Por isso, o grupo foi considerado prioritário após a imunização dos trabalhadores da saúde que estão atuando na linha de frente, porque ficam mais expostos ao vírus.
O secretário municipal de Saúde, Rodrigo Oliveira, ressaltou que Niterói está pronta para retomar a vacinação assim que receber novas doses.
“Niterói tem um plano estruturado e profissionais competentes, habilitados e treinados nas unidades de saúde para realizar a vacinação. O Município tem sido exemplar até agora no processo de aplicação de vacinas contra o novo coronavírus. Estamos entre os municípios que aplicaram mais vacinas por habitante na Região Metropolitana, com uma vacina para cada 25 habitantes, em média. Mas temos hoje um limite, que é a disponibilidade de doses. Nossa intenção é vacinar o maior número de pessoas no menor tempo possível. Mas, para apresentar um calendário que seja real, e não uma peça de ficção, precisamos saber a quantidade de vacinas que iremos receber e o dia em que elas chegarão. E hoje não temos essa informação do Ministério da Saúde”, explicou Rodrigo Oliveira.
O secretário esclareceu ainda que as 11.620 doses em estoque na cidade são para a segunda fase de vacinação de trabalhadores de Saúde da linha de frente de combate à Covid-19. A imunização para esse público específico inicia nesta semana nos locais onde eles trabalham. É importante ressaltar que, de acordo com a bula da vacina, é necessário um intervalo de 14 a 28 dias entre as duas doses para garantir a eficácia da vacina.
Acamados
A vacinação dos idosos acamados a partir de 88 anos pode ser agendada pelo e-mail [email protected], que deve informar nome completo, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone para contato.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!