Cidades

Segurança Presente: Mudança de gestão em Niterói na mira do MP

Imagem ilustrativa da imagem Segurança Presente: Mudança de gestão em Niterói na mira do MP
Governo do Estado assumiu exclusividade do programa em Niterói, encerrando a parceria com o município. Foto: Carlos Magno / Gov RJ

A mudança no gerenciamento do programa Segurança Presente em Niterói, que passou a ser totalmente custeado pelo Governo do Estado, conforme anunciado pelo próprio governador Claudio Castro (PL) nesta sexta-feira (3) resultou em abertura de inquérito no Ministério Público do Rio.

Segundo o MP, a promotora Renata Scarpa instaurou procedimento para apurar a viabilidade e eficiência do programa sob gestão de Castro - especialmente pela Promotoria de Justiça de Tutela Coletiva de Defesa da Cidadania.

É que o investimento da Prefeitura de Niterói no programa Segurança Presente era de cerca de R$ 137 milhões por ano, e está sendo levado em consideração a crise financeira no estado. No entendimento da promotoria, o convênio era uma espécie de 'alívio' aos cofres do Palácio Guanabara.

Ainda de acordo com o Ministério Público, o objetivo do procedimento é somente assegurar a continuidade das ações de segurança no município, que nos últimos anos conseguiram reduzir significativamente os índices de criminalidade.

"[A] grave crise financeira vivenciada pelo Estado do Rio de Janeiro, pode inviabilizar que sejam continuadas todas as ações, ante o alto custo da operação, causando prejuízo à segurança pública no município de Niterói"

Renata Scarpa, promotora de justiça

Niterói Presente

Vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira (SDD), também fez questionamentos sobre a mudança na gestão do programa.

Paulo Bagueira
Para o vice-prefeito de Niterói, Paulo Bagueira, o investimento na exclusividade do programa poderia ser destinado ao aumento no efetivo do 12º BPM. Foto: Divulgação

"Faria melhor o governo estadual, deixar que a prefeitura mantivesse esses investimentos, como era o nosso desejo, e usasse os recursos que pretende injetar no seu novo programa, em ampliação do efetivo do 12° Batalhão da Polícia Militar, que há anos o niteroiense deseja"

Uma das marcas do Niterói Presente foi a integração com a população, em um trabalho de polícia de proximidade. Mediadores interagiam com moradores até mesmo através do WhatsApp, como forma de agilizar as ocorrências.

Resultados

Desde a implantação, em dezembro de 2017, os agentes do Segurança Presente conduziram a delegacias 2.655 suspeitos e retiraram das ruas 684 foragidos da Justiça.

Além disso, 267 pessoas foram presas em flagrante por furto e 165 por roubo. Outros números de destaque são os 126 veículos roubados recuperados e a apreensão de 56 armas de fogo que poderiam ser usadas para a prática de algum crime.

Os recursos investidos no Niterói Presente agora passarão a ser destinados a outras ações do Pacto Niterói contra a Violência.

O prefeito Axel Grael (PDT) disse que 'apesar de ser uma obrigação do Governo do Estado, a Segurança Pública é uma prioridade para os niteroienses e por isso se manterá como prioridade'.

Já o ex-prefeito Rodrigo Neves, que também é pré-candidato ao Governo do Rio, considerou como 'mesquinha' as mudanças do programa em Niterói.

https://twitter.com/_RodrigoNeves_/status/1433819415506718745?s=20

Expansão

A Operação Segurança Presente, total do estado, chegou nesta sexta à Região de Pendotiba, em Niterói. Com a nova base, o programa, que terá um aumento de 160 agentes, estará em dez locais da cidade. Por quatro anos, a operação funcionou em parceria com a Prefeitura de Niterói.

Atualmente, contam com a proteção dos agentes os bairros de Icaraí, São Francisco, Jurujuba, Charitas, Centro, Fonseca, Barreto e Santa Rosa, além de Piratininga, Região Oceânica.

< Aeroportos e rodovias se preparam para o feriado Saída para o feriadão com trânsito lento rumo à Região dos Lagos <