Tranquilidade

Sem filas, eleitores chegam otimistas para votar em São Gonçalo

Grande tumulto no primeiro turno causou preocupação

Colégio eleitoral não registra filas para entrar neste domingo (30)
Colégio eleitoral não registra filas para entrar neste domingo (30) |  Foto: Lucas Alvarenga
 

Considerado o terceiro maior colégio eleitoral do Rio de Janeiro, perdendo apenas para a Capital e Duque de Caxias, São Gonçalo, na Região Metropolitana, não registrou filas imensas para votação neste domingo (30), na Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj). Alguns eleitores, preocupados, até chegaram cedo, mas afirmaram que foi bem rápido o processo. 

Esse foi o caso do estudante Victor Hugo Oliveira, de 20 anos, que chegou bem cedo com medo de enfrentar dois inimigos do dia: a fila e o calor.

"Me senti meus avós, acordando cedo e vindo para a fila. Eu cheguei eram 8h em ponto, nem tinha fila nenhuma. Agora eu precisei voltar para trazer minha tia e tá mais tranquilo ainda, diferença gritante do segundo turno", disse bem humorado.

O administrador Leandro Gomes, de 43 anos, acredita que a parte da manhã está mais tranquila porque muitos ficaram festejando a vitória do Flamengo na Libertadores deste sábado (29), e ainda não acordaram para votar. Mas claro, isso junto ao fator de que, agora, no Rio, só é necessário votar em um candidato, o que toma menos tempo.

"Hoje eu cheguei para votar e não tinha ninguém na fila, ninguém. Foi bem rápido, só tem votação para presidente e por enquanto está cedo. A galera ontem estava comemorando, daí acho que vão vir um pouco mais tarde. Mas muito diferente do segundo turno, nunca peguei uma fila tão complicada, eu peguei a fila lá embaixo, no portão do colégio, da outra vez", relembrou Leandro.

Horário de votação vai seguir até as 17h, segundo o TSE
  

Quem também ficou aliviado de não precisar encarar filas quilométricas foi o André Luiz de Souza, de 33 anos.

"Hoje foi bem rápido, as sessões não estão cheias como no primeiro turno. E o clima [entre eleitores] acho que está tranquilo, todo mundo se manifestando mas com respeito, por enquanto e aqui né. Espero que hoje só o calor atrapalhe, e que tenhamos um bom resultado", brincou.

A dona de casa Jussara Costa chegou para votar em clima de animação, já que não encontrou as temidas carreiras de eleitores chegando no portão.

Olha isso, tá uma delícia! Vou votar rapidinho e voltar para casa, sabe por que? Vou fazer um churrasquinho e assistir o circo pegar fogo dentro da minha casinha Jussara Costa, Dona de casa
  

De acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, o horário de votação, que teve início às 8h, vai até as 17h em 5.570 municípios do país. Ao todo, mais de 156 milhões de brasileiras e brasileiros retornam às urnas para escolher o presidente da República.

< O tricampeão chegou! Time do Fla é ovacionado pela torcida no Rio Votação rápida marca 2º turno no maior colégio eleitoral do Rio <