Cidades
Semana de conscientização do Autismo agita Maricá
No Dia Mundial do Autismo, comemorado nesta segunda-feira (2), uma caminhada partindo da Praça Conselheiro Macedo Soares deu o pontapé inicial para a Semana de Conscientização do Autismo em Maricá. O encontro reuniu professores, pais, alunos, diretores e profissionais da Educação, que concluíram o passeio numa roda de conversa para esclarecer dúvidas e promover a interação de todo o grupo. Até a próxima sexta (6), diversas palestras serão apresentadas nas escolas municipais e nos diversos espaços da cidade.
A gerente de Diversidade e Inclusão Educacional, Elen Ribeiro de Azevedo, explicou que por o autismo ser um tema complexo, a secretaria de Educação organiza grupos de trabalhos mensais com profissionais, promove oficinas, prepara materiais adaptados e desenvolve um planejamento ao longo do ano para facilitar a identificação das potencialidades que os autistas têm. “As pessoas ficam muito preocupadas com as dificuldades que eles têm. O início do trabalho se define em descobrir qual é o canal de comunicação deles para que eu possa trabalhar o conteúdo e desenvolver suas habilidades. Sabendo qual é a potencialidade e habilidade que ele tem, fica mais fácil de trabalhar”, afirmou.
Para desenvolver competências e aptidões em alunos com necessidades especiais, a secretaria municipal de Educação oferece salas de apoio denominadas Sala de Recursos, onde um professor especializado desempenha atividades com jogos, equipamentos multimídia e material específico para facilitar o aprendizado do conteúdo dado em sala de aula. Ao todo, 21 escolas da rede municipal oferecem esse serviço, que atende em torno de 160 alunos autistas.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!