Cidades

Serviços no Canal da Barra de Maricá devem terminar em até dez dias

Imagem ilustrativa da imagem Serviços no Canal da Barra de Maricá devem terminar em até dez dias
|  Foto: Foto: Karina Cruz
Diariamente será feita a abertura e fechamento do canal para oxigenação do sistema lagunar. Foto: Karina Cruz

O trabalho de desobstrução do canal da Barra em Maricá e também a troca do fluxo de água da Lagoa devem durar dez dias. A previsão foi dada nesta segunda-feira (1) por Renato Machado, presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). Mais de dez máquinas de grande porte fazem o serviço no local.

Segundo o presidente da Somar, o serviço de abertura e fechamento será feito diariamente.

"É um processo árduo e cansativo, mas necessário. O mar acaba aterrando muito rápido. Então, vamos abrir diariamente na maré alta e fechando na maré baixa"

Renato Machado explica também que os horários de abertura e fechamento podem sofrer alterações por conta das condições do mar.

"No domingo, ficou aberto de 11h ás 17h. Nessa segunda de 14h ás 18h. Essa abertura é importante e a troca em ocasiões anteriores trouxe benefícios ao ambiente lagunar, com melhoria geral dos índices de controle. Sem contar na multiplicação do pescado. Com a pressão da maré, daqui a seis meses teremos uma riqueza muito grande de camarão, tainha, robalo", destacou.

Troca de água

Canal da Barra de Maricá
Fluxo controlado para evitar a mortandade de peixes. Foto: Karina Cruz

O processo de reabertura começou no último dia 17, por conta da mortandade de peixes que foi registrada na região do Caju.

Segundo a Prefeitura de Maricá, a mortandade teria ocorrido por falta de oxigenação das águas da lagoa e a abertura, que é controlada, permite a entrada de água do mar e a saída de água da lagoa.

"Tivemos um processo de seca muito grande, e o volume de água da lagoa estava abaixo da média. Temos o costume de fazer essa abertura sempre no verão", pontuou.

< Clarissa Garotinho discute emendas para turismo e saúde em Rio Bonito Quase 1,5 mil postos de trabalho encerrados em hospitais do Rio <