Cidades
Serviços no Canal da Barra de Maricá devem terminar em até dez dias
O trabalho de desobstrução do canal da Barra em Maricá e também a troca do fluxo de água da Lagoa devem durar dez dias. A previsão foi dada nesta segunda-feira (1) por Renato Machado, presidente da autarquia Serviços de Obras de Maricá (Somar). Mais de dez máquinas de grande porte fazem o serviço no local.
Segundo o presidente da Somar, o serviço de abertura e fechamento será feito diariamente.
"É um processo árduo e cansativo, mas necessário. O mar acaba aterrando muito rápido. Então, vamos abrir diariamente na maré alta e fechando na maré baixa"
Renato Machado explica também que os horários de abertura e fechamento podem sofrer alterações por conta das condições do mar.
"No domingo, ficou aberto de 11h ás 17h. Nessa segunda de 14h ás 18h. Essa abertura é importante e a troca em ocasiões anteriores trouxe benefícios ao ambiente lagunar, com melhoria geral dos índices de controle. Sem contar na multiplicação do pescado. Com a pressão da maré, daqui a seis meses teremos uma riqueza muito grande de camarão, tainha, robalo", destacou.
Troca de água
O processo de reabertura começou no último dia 17, por conta da mortandade de peixes que foi registrada na região do Caju.
Segundo a Prefeitura de Maricá, a mortandade teria ocorrido por falta de oxigenação das águas da lagoa e a abertura, que é controlada, permite a entrada de água do mar e a saída de água da lagoa.
"Tivemos um processo de seca muito grande, e o volume de água da lagoa estava abaixo da média. Temos o costume de fazer essa abertura sempre no verão", pontuou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!