Cidades
SESI/SENAI abre vagas gratuitas para ensino médio e técnico
Jovens do estado do Rio, que estejam cursando ou tenham terminado o 9º do Ensino Fundamental, podem se candidatar ao processo seletivo de 1,4 mil vagas gratuitas para o Ensino Médio da Escola Firjan SESI articulado com o curso técnico da Firjan SENAI. As oportunidades estão distribuídas em 13 unidades, para aulas em turno integral em 2021. Para São Gonçalo, são 76 vagas para ampla concorrência e quatro para pessoas com deficiência (PCD).
O edital completo está disponível no site da Escola Firjan SESI e as inscrições devem ser realizadas e serão aceitas até às 18h do dia 16 de novembro. No ato de inscrição, os interessados devem fornecer uma autodeclaração de renda familiar per capita bruta de até 1,5 salários mínimos (alguns candidatos são dispensados desta obrigatoriedade - confira detalhes no edital) e apresentar declaração de escolaridade ou certificado de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental.
O processo é aberto para a comunidade em geral, com prioridade de vagas para candidatos do 9º ano da Escola Firjan SESI e para dependentes de industriários ou ex-industriários (neste caso, com até três anos de desligamento da empresa até a data de publicação do edital). Mais informações também podem ser obtidas através do telefone 0800 0231 231.
Só na Região Metropolitana são ofertadas 680 oportunidades nas seguintes unidades: Maracanã (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Tijuca (152 vagas ampla concorrência e 8 vagas PCD); Jacarepaguá (114 vagas ampla concorrência e 6 vagas PCD); Duque de Caxias (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD); e Nova Iguaçu (76 vagas ampla concorrência e 4 vagas PCD).
Regina Malta, gerente geral de Educação da instituição, destaca que a proposta da instituição é de investir na formação de jovens com a perspectiva de futuro, com uma educação de qualidade, voltada para o desenvolvimento humano e tecnológico.
“A Escola Firjan SESI reforça a proposta de unir o Ensino Médio com o Curso Técnico da Firjan SENAI, preparando os jovens para os desafios da cidadania, do trabalho da inovação e da continuidade de estudos”, disse.
Calendário
Os locais de prova serão divulgados (online) às 13h do dia 19 de novembro. As provas serão aplicadas presencialmente no dia 26 de novembro, das 10h às 13h. A avaliação será composta por 50 questões objetivas de múltipla escolha, contemplando conteúdos Língua Portuguesa, Matemática, Ciências da Natureza e Ciências Humanas dos Anos Finais do Ensino Fundamental.
A inscrição será feita apenas pelo site da escola e os candidatos têm que anexar os documentos. Cada documento anexado - carteira de identidade; cópia do CPF; cópia da declaração de escolaridade ou da declaração de conclusão do 9º ano do Ensino Fundamental; autodeclaração de renda (exceto casos justificáveis - de acordo com o edital, o qual requerem, também, documentação específica); comprovante de dependência de industriário ou ex-industriário com vínculo até três anos antes da data de publicação do edital - deve ter no máximo 1MB e ser de um dos formatos (pdf, bmp, jpeg ou jpg).
Ensino
No primeiro ano do Ensino Médio, o aluno cursará em um turno as disciplinas da matriz curricular da Escola Firjan SESI - Língua Portuguesa; Redação; Literatura; Língua Estrangeira (Inglês); Educação Física; Arte; Matemática; História; Geografia; Filosofia; Sociologia; Biologia; Física; e Química.
Além disso, no primeiro semestre, os alunos cursarão no segundo turno dois cursos de iniciação profissional da Firjan SENAI, com o objetivo de experimentação para a escolha do Curso Técnico a ser iniciado no segundo semestre, conforme opções disponíveis, de acordo com cada unidade – Informática, Logística, Eletrotécnica, Segurança do Trabalho, Automação Industrial, Mecânica, Mecatrônica, Desenvolvimento de Sistemas, Redes de Computadores, Multimídia, Comunicação Visual, Programação de Jogos Digitais, Alimentos, Confeitaria, Edificações e Energias Renováveis.
Já no segundo ano, em um turno, o aluno irá cursar o Ensino Médio e, no outro, dará continuidade e concluirá o Curso Técnico. E por fim, no terceiro ano, em um turno, o aluno dará prosseguimento aos estudos do Ensino Médio e, no outro turno, deverá cursar preparatório para o Enem aos sábados e Prática Profissional (Estágio ou Aceleração de Projetos em Educação Profissional) ao longo da semana.
Quando o Curso Técnico oferecido na unidade for da modalidade a distância (EaD), haverá também aulas presenciais correspondentes a 20% da carga horária, a serem realizadas quinzenalmente aos sábados na unidade Firjan SENAI.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!