Cidades

SG: 40 mil idosos vacinados contra a gripe Influenza

O município conta com a média de 164 mil idosos residentes em cinco distritos e receberá novos lotes da vacina ainda esta semana. Foto: Divulgação - Prefeitura de SG

São Gonçalo zerou o primeiro lote de vacinas enviadas pelo governo do Estado para realizar a Campanha de Vacinação contra a gripe Influenza nesta segunda-feira (23), primeiro dia de ação. As 40 mil doses foram aplicadas em idosos e profissionais da área de saúde.

A ação foi realizada de diferentes maneiras, através de atendimento domiciliar, em casas de repouso, para pacientes acamados, na área externa da unidade de saúde e em esquema de Drive Thru, sem o idoso sair de dentro do veículo. A medida é para que os idosos não se aglomerem nas unidades de saúde.

O município conta com a média de 164 mil idosos residentes em cinco distritos e receberá novos lotes da vacina ainda esta semana. A cidade realizou um planejamento estratégico com toda a linha de frente que atua na atenção primária à Saúde.

"Para juntos traçarmos essas estratégias de levar toda equipe de atenção primária, técnicos de enfermagem, agentes comunitários, enfermeiros, para irem aos domicílios dos idosos realizar as vacinas dos idosos. É uma maneira de diminuir aglomerações em postos de saúde e clínicas e proteger o idoso dentro do próprio domicílio", afirma a subsecretária de Atenção Básica, Maria Auxiliadora Rodrigues.

Com a estratégia de não aglomerar idosos, o Polo Sanitário Washington Luiz, no Zé Garoto, adotou medidas importantes de segurança em saúde. O Polo instalou tendas ao ar livre para impedir a aglomeração de pessoas em locais fechados, além de orientar os idosos a manter distanciamento na fila de um metro e meio entre as pessoas. Só hoje o Polo conseguiu vacinar dois mil idosos.

A campanha que este ano teve início mais cedo, começou nesta segunda (23) de março e vai até o dia 22 de maio. Outra medida para a segurança foi separar a campanha de vacinação por grupos. Sendo assim, neste primeiro momento somente os idosos serão vacinados.

O Município conta com 71 salas de vacinação e espera vacinar até 90% de todo público-alvo da campanha que inclui: crianças de 6 meses a 5 anos, idosos, gestantes em qualquer período gestacional, puérperas (até o 45º dia do puerpério), profissionais da saúde, professores da rede pública e privada, pessoas de 55 a 59 anos, policiais, guardas municipais, bombeiros, profissionais das forças armadas (Marinha, Exército e Aeronáutica), pessoas portadoras de doenças crônicas, adolescentes de 12 a 21 anos cumprindo medidas socioeducativas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

Governo dividiu grupo de campanha em fases

O Ministério da Saúde estipulou um calendário para atender os grupos prioritários para evitar aglomeração de pessoas por conta do Coronavírus.

A partir de desta segunda (23) é a vez do primeiro grupo alvo. Nesta fase serão vacinados idosos acima de 60 anos e profissionais da saúde. O segundo grupo que começa a ser vacinado a partir de 16 de abril, conta com professores, profissionais das forças de segurança e salvamento e pessoas com doenças crônicas.

Já o terceiro grupo, que inclui crianças (6 meses a 5 anos), gestantes, puérperas, pessoas dos 55 aos 59 anos, população carcerária e funcionários do sistema prisional, começa a ser vacinado a partir de 9 de maio.

A respeito dos doentes crônicos o governo divulgou uma lista com as doenças que devem receber a dose da vacina. Serão aceitos portadores de doença respiratória crônica, doença cardíaca crônica, diabetes, Imunossupressão, doença renal crônica, doença hepática crônica, obesos, doença neurológica crônica, transplantados e portadores de trissomias (Síndrome de Down e Síndrome de Edward), por exemplo.

É importante reforçar a informação que será preciso apresentar um atestado médico informando que o paciente é portador de uma destas doenças. A vacina da gripe é contraindicada para crianças menores de seis meses.

< Rio registra primeira morte por COVID-19 na Capital Rio aprova projetos de assistência à população <