Festa
Show no céu e menos barulho: saiba os detalhes do réveillon no Rio
Após pandemia, espetáculo volta a acontecer após dois anos
Após dois anos, a Prefeitura do Rio volta a fazer a festa de Réveillon. A novidade é que desta vez Copacabana não será a única a receber o espetáculo. Outros oito pontos da cidade também vão receber atrações musicais e a famosa e tão esperada queima de fogos com 12 minutos.
O espetáculo promete ser piromusicado, com acionamento por GPS, mudando de acordo com a música. Terá grafismos e muita tecnologia, com brilhos e cores.
A festa tem início às 18h do dia 31 de dezembro e vai até as 3h30 do dia 1º de janeiro de 2023. A queima de fogos virá de dez balsas com um distanciamento de 25 metros.
O presidente da RioTur, Ronnie Costa, afirmou que a expectativa para o grande evento, que chamou de ‘o maior réveillon das galáxias'.
“A prefeitura do Rio está preparada para fazer a maior festa do planeta. E não tenha dúvidas, o Rio sabe fazer uma grande festa”, disse.
A Polícia Militar vai operar com detectores de metais, 16 postos de revista e 30 torres de observação com canhão de luz.
“Vai ser uma operação que vai ser feita pela Polícia Militar para inibir armamento ou outros materiais que possam atrapalhar a festa”, apontou Costa sobre os detectores de metais.
Copacabana
O Palco Copacabana, em frente ao hotel Copacabana Palace, terá shows de Zeca Pagodinho, Iza e Alexandre Pires, a bateria da Acadêmicos do Grande Rio, além de DJs.
No Palco Carioca, em frente à Avenida Princesa Isabel, sobem ao palco Mart'nália, Bala Desejo, Gilsons, Preta Gil, bateria da Beija-Flor de Nilópolis e outros DJs. Outros pontos que terão eventos, além de Copa:
Flamengo - em frente a Rua Dois de Dezembro
DJ
Moacyr Luz e Samba do Trabalhador
Teresa Cristina
Boka Loka
Unidos do Viradouro
Ilha do Governador - Praia da Bica
DJ
Grupo Coisa Séria
Jaime Neto
Rebecca
Tá na Mente
Estação Primeira de Mangueira
Madureira - Parque Madureira
DJ
Mauro Diniz e Família
Marquinhos de Oswaldo Cruz
Belo
Império Serrano
Portela
Paquetá - Praia da Moreninha
DJ
Gustavo Lins
Silvinho Blau Blau e a Festa Ploc
Paraíso do Tuiuti
Pedra de Guaratiba - Praia da Brisa
DJ
Bela Rosa
Sandra de Sá
Pique Novo
Adrianinho
Unidos da Tijuca
Penha - IAPI da Penha
DJ
Grupo Existência
Renato Milagres
Michael Sullivan
TIEE
Acadêmicos do Salgueiro
Ramos - Piscinão de Ramos
DJ Juninho Timbau
L1 Rapper
Delacruz
Maneirinho
Imperatriz Leopoldinense
Sepetiba - Praia de Sepetiba
DJ Gamadinho
Braga
Thiago Soares
Suel
Mocidade Independente De Padre Miguel
Metrô
Os cartões especiais do MetrôRio para o Réveillon 2023 já estão disponíveis para a compra. São cinco horários de ida até Copacabana no dia 31 de dezembro, e é possível comprar os bilhetes de ida e volta (R$ 13), ou somente de ida ou de volta (R$ 6,50). Cada pessoa pode comprar até dez bilhetes.
A compra poderá ser feita nas estações Pavuna, Central (Centro), Carioca (Centro) e Jardim Oceânico (Barra da Tijuca), das 10 às 21h, até o dia 25 de dezembro. A partir do dia 26, os bilhetes serão vendidos somente na bilheteria especial da estação Carioca, no mesmo horário.
No próprio dia 31, as vendas serão encerradas às 19h (se ainda houver cartões disponíveis). De qualquer forma, o embarque só poderá ser feito com o cartão especial. Não serão aceitos os cartões unitários, pré-pago, Giro, Riocard Mais (Bilhete Único e Vale-Transporte) nem pagamento por aproximação.
O secretário Breno Carnevalho, da secretaria de Ordem Pública e Guarda municipal falou que serão ao todo 1500 agentes operando.
“Nossas operações já tiveram início especialmente com o início do verão. Nossos objetivos é nas ações de ordenamento urbano das vias públicas, de tanto, além auxílio na segurança dos cariocas e turistas.”
Ele complementou que a guarda municipal irá fazer entrega de pulseiras às crianças para que se evite o desaparecimento de pessoas durante o evento.
Transporte
A partir das 19h30, até às 22h, só poderão circular por Copacabana ônibus e táxis. As linhas de ônibus e táxis que passam pelo Aterro do Flamengo só poderão usar a via até às 22h. Após esse horário, somente as linhas que funcionarão no Terminal Botafogo terão acesso à Enseada de Botafogo.
Haverá dois terminais de ônibus para embarque, a partir das 22h. Um na Enseada de Botafogo, próximo ao Botafogo Praia Shopping, para quem vai para o Centro, Rodoviária e alguns bairros da Zona Norte (Muda, Usina, Méier, Jacaré, Penha e Ilha do Governador).
O outro terminal fica em Ipanema, com embarque na Avenida Vieira Souto e na Rua Prudente de Morais, com ônibus convencionais e executivos para bairros da Zona Oeste: Barra da Tijuca (Terminal Alvorada), Cidade de Deus, Recreio, Pechincha, Piabas, Santa Cruz e Campo Grande. O BRT funcionará nos horários habituais de sábado e de domingo. Os serviços serão reforçados das 16h às 22h, do dia 31, e das 4h às 10h, do dia 1º.
Saúde
A festa de Copacabana contará com quatro postos médicos equipados e preparados para o atendimento a casos de urgência e emergência, funcionando das 17h30 do dia 31 às 5h do dia 1º de janeiro. Os postos estarão localizados ao longo da Avenida Atlântica, na altura das ruas Princesa Isabel, República do Peru e Bolívar, e da Praça do Lido.
A secretária de saúde, Ana Fernandes, informou que a Secretaria de Saúde vai estar dando suporte médico em toda Copacabana com um total de 144 profissionais envolvidos e 30 ambulâncias avançadas.
Recomendações
Vacinação em dia contra a COVID - incluindo as doses de reforço;
Manter medicação de uso contínuo;
Não andar descalço;
Consumo de alimentos e bebidas - origem conhecida e adequado estado de manuseio;
Preservar um documento de identificação;
Identificar menores de idade com nome e telefone de contato
Bombeiros
Segundo o major Contreiras, porta-voz do Corpo de Bombeiros, a festa vai contar com 300 agentes extras operando em conjunto com a Prefeitura.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!