Ajuda

Suipa: ONG pede socorro para cuidar de mais de 2 mil animais

A instituição precisa de doações da sociedade para se manter

A instituição funciona em Benfica, na Zona Norte do Rio
A instituição funciona em Benfica, na Zona Norte do Rio |  Foto: Lucas Alvarenga
 

A Sociedade União Internacional Protetora dos Animais (Suipa) é a 2ª instituição mais antiga do país quando se fala em proteger os animais (ficando atrás apenas da União Internacional Protetora dos Animais (Uipa)). Mas prestes a completar 80 anos neste mês de abril, com 2,2 mil animais abrigados no local dos quais 1,7mil são cachorros e os demais gatos, cavalos, bois e porcos, a ONG precisa de doações para continuar o seu trabalho. Eles aceitam desde doação de rações para animais a móveis, cimento, remédios e tudo o que puder ajudar a manter a instituição funcionando. 

O presidente e diretor da Suipa, Marcelo Marques, que está na instituição há seis anos, contou que soube da ONG a partir do pedido de uma antiga diretora do local para que ele fizesse o desenho da logo da instituição e assim foi feito. A partir daí, ele se tornou um associado e passou a cooperar mensalmente com a instituição. Foi quando o destino agiu e o tornou diretor do local. Ele contou ao ENFOCO um pouco sobre a instituição e sobre o dia a dia do local. 

"A Suipa foi inaugurada no dia 27 de abril de 1943, quando aqui ainda era uma área rural. Quando se fala de causas animais, a Suipa foi a pioneira. É uma instituição particular e que não pertence ao poder público, vivendo apenas da contribuição voluntária de seus associados. Hoje, a Suipa é um abrigo e tem um ambulatório que atende a população a preços populares. Hoje, a Suipa está lotada e há uma sentença do Ministério Público que impede que o local receba novos animais por estar com a lotação máxima, mas existem variados animais disponíveis para a adoção", contou ele. 

Hoje, os custos da instituição incluem ração, principalmente, para os cachorros. "O associado que me deu R$100 nesse mês não necessariamente vai me dar o mesmo no mês seguinte. Então, a receita é flutuante. Daí, você adiciona a pandemia como recheio e ficou ruim para todos, as contribuições caíram e muito. Hoje, a Suipa tem 102 funcionários CLTs, 2, 2 mil animais e o custo é alto. Os cães, por exemplo, comem 650 quilos de ração por dia e ainda tem os outros animais. É uma dificuldade grande porque temos também os gastos com remédios, a limpeza dos canis, custo de luz, da água e o poder público não nos ajuda, apesar de querermos muito", disse ele. 

A Suipa ainda leva alguns animais para o lar de idosos para uma troca de carinho. "O idoso pode lembrar que teve um cachorrinho na infância e é legal. Eles não são animais levados para a adoção, apenas para dar carinho. Também plantamos as sementinhas com os eventos chamados 'Rabinhos Felizes", quando vamos em colégios fazer palestras para que as crianças entendam que os animais não são brinquedos, mas sim vidas e para que as crianças respeitem os animaizinhos", disse ele.

As formas de doação podem ser conferidas no site da própria Suipa, clique aqui e confira.  

Adoção

Na Suipa, estão disponíveis para adoção os mais diversos animais, com as mais diversas histórias. Uma das histórias é de uma cachorrinha que foi amarrada num trilho de trem e teve sua pata e o rabo cortados por pessoas maldosas. A Suipa socorreu o animal, que sentia muita dor, e conseguiu dar novamente dignidade e saúde para ela. Vários são os animais que sofrem maus tratos no Estado e a Suipa também denuncia os responsáveis por isso. 

"Aqui fazemos a adoção responsável porque o futuro tutor tem que estar ciente para o restante da vida dele e do animalzinho e a família dele tem que querer também. O que pedimos aqui para adotar é identidade, CPF e um comprovante de residência, depois a pessoa passa por uma pequena entrevista e, se estiver apta para a adoção, sentindo que é uma pessoa do bem e responsável, ela vai ser feliz pelo resto da vida. Mas tem que pensar bem, tem custos de alimentação, de veterinário, é como um filho que você vai levar pro resto da vida. Uma cachorra adotada foi a 'Palmeirinha'. A história dela com a gente foi no dia da final da Libertadores, do jogo do Flamengo x Palmeiras, eu, flamenguista, estava em casa para ver o jogo e o porteiro do meu prédio me ligou falando de uma cachorra abandonada que tinha tido a pata cortada e estava com hemorragia. Eu e o coordenador, Doutor João, corremos aqui, fizemos a cirurgia para estancar o sangue e a chamamos de 'Palmeirinha' porque o Flamengo perdeu. Ela foi uma guerreira, sentiu a dor, passou pela cirurgia, estava grávida de nove filhotes e hoje está aí brincando e correndo, adotada e feliz com uma família", disse ele.  

A Suipa realiza eventos todo os sábados do mês para quem quiser adotar um amigo, o evento se chama 'Adote Um Focinho Carente' e ocorre em diversos bairros do Rio. No mês de abril acontecerá nos seguintes dias e nos seguintes locais:

Dia 01/04 na Glória em frente à antiga sede da TV Manchete - 9h30 às 15h

Dia 15/04 em Ipanema na Loja Pet Fun em Ipanema na Rua Vinicius de Moraes nº 111- 9:30 às 15h

Dia 20/04 no Méier no Fórum Regional do Meier na Rua Aristides Caire nº53 - 10 às 15h

Dia 29/04 em Copacabana na pet Shop Bicho Bacana, na Rua Paula Freitas nº 61 A - 9h30 às 15h

Lá também será possível levar doações para a instituição. As adoções dos animais podem ser feitas todos os dias na sede da Suipa também. Vale lembrar que todos os animais adotados saem castrados, vacinados e chipados do local, para caso eles se percam e sejam encontrados por alguém, os donos possam ser localizados.

Celebração dos 80 anos

Para quem quiser conhecer mais sobre a Suipa, sobre os animais disponíveis para adoção ou doar alguma coisa, vai ocorrer um evento no dia 30 de abril, na Praia de Copacabana, na direção do Copacabana Palace

"Convido a todos para irem lá, vai ser uma festa bacana, podemos bater um papo, quem quiser pode levar uma ração e vai ser bem legal", disse Marcelo. 

No mesmo mês, a Suipa vai fazer também, pelas redes sociais, uma campanha de conscientização. "Para que o tutor ou o futuro tutor entenda como cuidar do seu animalzinho porque as vezes as pessoas acham que é só colocar uma comida e está bom, mas tem que ter carinho, cuidar das doenças e vai ser uma campanha legal que será lançada nesse início de abril", afirmou. 

Serviço: 

A Suipa funciona na Avenida Dom Hélder Câmara, 1.801, em Benfica, na Zona Norte do Rio. O horário de funcionamento da administração para quem quiser fazer uma adoção ou doar algo é das 7h às 14h. Já do ambulatório, para atendimento dos animais de lá de dentro e da população que precisa, é das 7h às 12h. As redes sociais são: Instagram (@suipa), Facebook (Suipabr) e Youtube (SuipaOficial). 

  • Cachorros da população que necessita são atendidos a preços populares no ambulatório do local
    Cachorros da população que necessita são atendidos a preços populares no ambulatório do local
  • Marcelo Marques contou como se envolveu com a Suipa há alguns anos atrás e hoje é diretor do local
    Marcelo Marques contou como se envolveu com a Suipa há alguns anos atrás e hoje é diretor do local
  • Os animais são divididos em alguns critérios para uma boa convivência, os mais agressivos, por exemplo, ficam mais afastados dos demais para que não haja briga
    Os animais são divididos em alguns critérios para uma boa convivência, os mais agressivos, por exemplo, ficam mais afastados dos demais para que não haja briga
  • O principal gasto do local é com a ração dos cachorros
    O principal gasto do local é com a ração dos cachorros
  • Os animais que estão no abrigo interagem entre si e ficam em um espaço com sombra e com sol, para aqueles que quiserem tomar seu 'banho de sol'
    Os animais que estão no abrigo interagem entre si e ficam em um espaço com sombra e com sol, para aqueles que quiserem tomar seu 'banho de sol'
 

< Ondas gigantes atingem Itacoatiara neste sábado (1) Ponte Rio-Niterói poderá ficar sem a praça do pedágio <