Caos

SuperVia suspende ramal da Zona Oeste e gera reclamação de usuários

Trem para Santa Cruz foi bloqueado nesta segunda

Usuários dos trens voltaram a reclamar dos serviços prestados pela SuperVia
Usuários dos trens voltaram a reclamar dos serviços prestados pela SuperVia |  Foto: Rede social
 

Usuários dos trens voltaram a reclamar de superlotação e atrasos no sistema dos serviços prestados pela SuperVia, na manhã desta segunda (22), em diversas estações do Rio. 

Uma paralisação da estação Santa Cruz deixa os intervalos irregulares e vagões superlotados. Passageiros dizem que o problema acontece desde as 4h. 

Estação de Senador Camará no início da manhã desta segunda
Estação de Senador Camará no início da manhã desta segunda |  Foto: Rede social
  

Nas redes sociais, muitos disseram que não foram avisados e reclamaram dos serviços da SuperVia. 

"Isso é serviço? Trem lotado, as portas nem fecham direito. Não dá nem para respirar, idosos sendo massacrados. Falta de respeito total, pagamos por isso". 

"Estação de senador camará lotada. cadê os trens especiais saindo de Campo Grande? Somos obrigados a empurrar uns aos outros e pagar R$ 7,40 por isso ainda?", relatou um dos usuários. 

Em nota, a SuperVia informou que por causa de furtos de cabos nas proximidades da estação Realengo, que afetaram o sistema de rede aérea, os trens da SuperVia que seguiam de Santa Cruz para a Central do Brasil operaram com intervalos fora da grade prevista na manhã desta segunda. A concessionária também precisou suspender as partidas da Central do Brasil para Santa Cruz (de menor movimento no período da manhã). 

Além disso, durante a madrugada, agentes encontraram um corpo perto da linha férrea nas proximidades da estação São Cristóvão, prejudicando a circulação nesse trecho. Toda a situação começou a ser normalizada às 9h30, segundo a empresa. 

Furto

Somente no primeiro trimestre de 2023, a Supervia registrou 193 ocorrências de furto de cabos, totalizando mais de 12 km de fios furtados. Além do prejuízo financeiro de mais de R$ 12 milhões para a empresa, furtos afetam a operação e causam transtornos aos clientes, com a redução da velocidade das composições, o aumento do intervalo entre elas e, eventualmente, até a paralisação da circulação, para garantir a segurança de colaboradores e clientes.

A SuperVia lamenta que situações alheias ao controle da concessionária prejudiquem a plena prestação de serviço a seus clientes e faz um alerta contra os furtos de cabos, que causam transtornos aos passageiros. A colaboração de toda a população é fundamental, no sentido de ajudar a denunciar caso presencie o crime. Para fazer a denúncia, o cidadão pode entrar em contato direto com as autoridades policiais, através do telefone 190 ou pelo Disque-Denúncia, pelo telefone 2253-1177.

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