Cidades

Surfistas auxiliam na limpeza da praia de Ponta Negra

Após ressaca do último final de semana lixo se acumulou na areia da praia. Foto: Ramon Ribeiro

Surfistas de Ponta Negra, funcionários da Secretaria de Obras de Maricá (SOMAR) e participantes do Projeto Praia Mais Limpa uniram forças para realizar a limpeza da orla e das pedras da Praia de Ponta Negra, em Maricá, na manhã desta terça-feira (9).

De acordo com o surfista responsável pela limpeza, Gleisson Silva, a iniciativa foi necessária devido a quantidade de sujeira espalhada pela ressaca do mar no último final de semana.

"Não tinha como ignorar a quantidade de lixo espalhado pela praia e nas pedras. Nós que surfamos conseguimos ver melhor a gravidade da coisa. Então juntei com três amigos, pedimos apoio do projeto para conseguir sacolas plásticas e colocamos a mão na massa", disse.

O coordenador de projetos da Diretoria de Conservação da SOMAR, Marcelo Marinho, explicou que funcionários da Prefeitura estariam tirando o lixo da orla enquanto participantes do Praia Mais Limpa auxiliaram na limpeza das pedras.

"Eles vieram até a gente ontem e conseguimos nos mobilizar hoje. Em paralelo a isso estamos já pensando em uma nova ação voltada para o campeonato de surf que irá acontecer aqui do dia 18 ao dia 21. Estamos considerando manter a mesma equipe e mais os moradores da região que estejam dispostos a ajudar", contou.

A Prefeitura informou que um grande contingente de conservação trabalha desde sábado (6) na região litorânea de Maricá, limpando o acúmulo de lixo e areia trazido pela forte ressaca do mar. Além de Ponta Negra, a Barra de Maricá e a orla de Itaipuaçu também receberam equipes de limpeza. Cerca de 10 toneladas de lixo foram recolhidas no total.

< Drogas e carro apreendidos durante operação em Niterói Arsenal de guerra na casa de miliciano em Itaboraí <