Cidades
Suspeita de coronavírus em hospital particular de Niterói
Um paciente que teria apresentado sintomas semelhantes às pessoas infectadas pelo coronavírus foi internado no Complexo Hospitalar de Niterói (CHN), no Centro, e teve que ser conduzido à uma sala isolada. A informação foi confirmada pela unidade de saúde, na manhã desta terça-feira (4).
Segundo o hospital, ainda não se pode afirmar se o caso do paciente tem ligação direta com o coronavírus. De início, o CHN esclareceu apenas que há alguns indícios e que por isso o paciente passa por exames. Também garantiu que todos os protocolos estão sendo seguidos.
O Ministério da Saúde informou, na tarde desta terça-feira (4), que 13 casos suspeitos continuam sendo investigados no Brasil, sendo no Rio de Janeiro (1), São Paulo (6), Rio Grande do Sul (4) e Santa Catarina (2). Cinco desses casos estão na última fase de exames para confirmação da doença.
A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que não tinha confirmação de município até às 11h30 desta terça (4). Questionado novamente, o órgão ainda não respondeu.
Grupo de resposta rápida
Na última semana, a Prefeitura de Niterói criou um grupo de resposta rápida responsável por tratar assuntos relacionados ao novo coronavírus.
Segundo o Executivo, a medida tem como objetivo garantir todos os cuidados e assistência necessária para eventuais casos que possam surgir no município. Até o último dia 30, a Fundação Municipal de Saúde não havia registrado casos da doença na cidade.
O vírus
O coronavírus é um novo vírus que tem causado doença respiratória, com casos recentemente registrados na China. Segundo o Ministério da Saúde, os coronavírus são uma grande família viral, conhecidos desde meados de 1960, que causam infecções respiratórias em seres humanos e em animais.
Nesta terça (4) a China informou que o novo coronavírus já infectou mais de 20 mil pessoas e causou mais de 400 mortes. Já a Comissão Nacional de Saúde da China anunciou 3.235 novos pacientes nas primeiras horas do dia, elevando o número total para 20.438.
O número de mortes causadas pelo vírus subiu para 425, depois de mais 64 pacientes terem morrido na província de Hubei, local que mais sofre com a epidemia.
Coronavírus fora da China
Fora da China continental, 185 infecções pelo novo coronavírus foram confirmadas em 26 países e territórios. Há 20 casos confirmados no Japão; 19 na Tailândia; 18 em Cingapura; 15 na Coreia do Sul; 15 em Hong Kong; 12 na Austrália e 11 nos Estados Unidos. Taiwan e Alemanha têm 10 casos cada; Macau, 9; Malásia e Vietnã, 8 cada; França, 6; Emirados Árabes Unidos, 5, e Índia, 3. O Canadá, a Itália, o Reino Unido, a Rússia e as Filipinas têm dois casos cada, ao passo que o Nepal, Camboja, Sri Lanka, a Finlândia, Suécia e Espanha têm um caso cada.
Em atualização...
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!