Falta pouco!

Tá pronto! Revelamos os segredos do Mercado Municipal de Niterói

Estoques já estão cheios, e os funcionários, treinados

Food hall já está equipado e tem gastronomia variada no entorno
Food hall já está equipado e tem gastronomia variada no entorno |  Foto: Péricles Cutrim
   

Arquitetura que dá um show, estoques cheios, funcionários treinados, ambientes limpos e expectativa de grande público.

É o que vivem lojistas do Mercado Municipal de Niterói, a três dias da inauguração. Já marca na agenda: será na próxima quinta-feira (27), às 12h.

Leia+: Segurança alinhada dentro e fora do Mercado Municipal de Niterói

Leia+: Iza fará show eletrizante no Mercado Municipal de Niterói

Diariamente a Floricultura, Boulevard e Mercado funcionarão de 8h às 20h. E os setores de Gastronomia e Biergarten: de 12h à 0h.

O espaço promete ser uma referência em gastronomia, lazer e entretenimento da região central da cidade. Serão 172 lojas no empreendimento moderno, que alia arquitetura neoclássica.

Uma delas é a da empresária Dayane D'avila, especialista em produtos feitos à base de queijo do tipo Canastra.

Dayane D'avila é a dona da marca especializada em pães de queijo
Dayane D'avila é a dona da marca especializada em pães de queijo |  Foto: Péricles Cutrim
  

"A nossa especialidade, na nossa primeira loja física, é o pão de queijo, com uma receita de família de Minas Gerais. O queijo que a gente usa é da Canastra, de pequenos produtores, também da região de Minas Gerais".

Ela afirma que o estoque já está completo. E o melhor é que tem delícias de diversos recheios para todos os gostos.

"A gente está super preparado. Tem pão de queijo tradicional, com alho-poró, calabresa, goiabada, café de qualidade, sanduíches de pão de queijo com pesto, tomate assado, carne de pernil e abacaxi, bolos e tortas e é isso, venham conferir", convida.  

Animado, o empresário Glauco Cruz tem um restaurante especializado em frutos do mar, no food hall, com inspirações da Grécia, país do Sudeste da Europa, mas com um toque de Rio de Janeiro, no Brasil. São 20 funcionários, a todo vapor.

Na entrada, foi instalado um balanço com uma bela fotografia ao fundo. É um espaço certo para tirar aquela foto e postar nas redes sociais.

"Procuramos fazer uma congruência entre essas duas culturas e trouxemos todo o layout, o perfil arquitetônico entre Rio de Janeiro e Grécia. Tem uma pitada grega, tem uma pitada carioca, tem uma pitada mediterrânea. Os funcionários já estão em treinamento desde a semana passada. Todos contratados", celebra.

Da esquerda para à direita, os sócios Márcio Peçanha, Gláucia Cruz e Glauco Cruz
Da esquerda para à direita, os sócios Márcio Peçanha, Gláucia Cruz e Glauco Cruz |  Foto: Péricles Cutrim
  

Ao lado dos sócios, Cruz também explica que o espaço foge do padrão, ofertando um cardápio harmonizado com temperos frescos e gastronomia performática. 

"São várias novidades no cardápio que ainda não têm em outros restaurantes de frutos do mar aqui na região. A gente pretende fazer com que o cliente que chegue, tenha uma experiência gastronômica e de atendimento realmente ímpar. Já está tudo a pleno vapor, inclusive, os testes todos prontos pra receber todos com muito carinho", finaliza.  

Espaço já está pronto para receber o grande público
Espaço já está pronto para receber o grande público |  Foto: Péricles Cutrim
  

Ian Ribeiro é representante de uma peixaria que nasceu em Cabo Frio, na Região dos Lagos. Ele revela que a marca viu o Mercado Municipal como uma forma de expandir os negócios. 

"A gente acha que combina super com o público de Niterói. Essa loja vai caber 1,2 tonelada de produtos. É peixe pra Niterói inteira. Tem três funcionários, uma operação simples, gestão simples, não tem nada de cortar peixe, fazer sujeira, uma peixaria totalmente clean, limpinha pra você comprar o seu peixinho", conta.

Segundo Ribeiro, o modelo de loja que o grande público conhecerá no dia 27 não tem manipulação de pescado. E os produtos vendidos pela distribuidora têm selo de qualidade do Ministério da Agricultura, garantindo um padrão de excelência. 

"Não tem mal cheiro, os produtos são todos embalados, limpos, só levar para casa e preparar o prato e pronto e acabou. Não precisa limpar peixe, camarão, em casa. O cliente já recebe tudo limpinho. São todos congelados individualmente, vem tudo soltinho. Todas embalagens lacradas, com lote, fabricação, validade, tabela nutricional", acrescenta. 

O empresário Carlos Fernando Alves explica sobre os seus produtos
O empresário Carlos Fernando Alves explica sobre os seus produtos |  Foto: Péricles Cutrim
  

O empresário Carlos Fernando Alves levará 28 tipos de azeites à sua loja no Mercado Municipal de Niterói, além de cogumelos de melhor qualidade para o seu público.

"Hoje, vendo 300kg de cogumelos, por semana, em diversos lugares. A minha história foi de superação. Minha especialidade são cogumelos e o melhor azeite trufado, com prêmio na Itália. O estoque está 100%, os funcionários super afim de começar, todos ligados no 220 voltz", brinca.

Carlos também preparou uma mesa de degustação permanente.

"Será uma loja degustação. Tudo o que eu vender, o cliente vai degustar primeiro", ressalta.

O Mercado

Atualmente na fase de acabamento, o local está recebendo piso, iluminação, vidros e as obras nos mais de 100 espaços que já foram negociados.

A Prefeitura de Niterói e o Consórcio Novo Mercado Municipal firmaram uma Parceria Público Privada (PPP) para a reforma e gestão do espaço por 25 anos. A estreia do local todo renovado e mantendo sua personalidade inicial, acontece na quinta-feira, dia 27, às 12h.

O investimento do consórcio é de R$ 69 milhões em três anos, sendo R$ 30 milhões na reforma do prédio. O empreendimento também será responsável por gerar mais de 2 mil empregos diretos e indiretos.

Empresário Marcelo Viana é responsável pelo empreendimento
Empresário Marcelo Viana é responsável pelo empreendimento |  Foto: Péricles Cutrim
 
Quero agradecer primeiramente a Deus, depois a minha equipe, aos lojistas, a prefeitura, que deu todo o apoio, por ser uma PPP, e está de parabéns por ter descoberto essa modalidade, pegando esse espaço totalmente abandonado e transformando isso aqui. É um espaço totalmente funcional. Prefeitura, empresa, equipe, lojistas, arquitetos, engenheiros, estão todos de parabéns Marcelo Viana, empresário e responsável pelo empreendimento
  

Com uma área de 9.700 metros quadrados, o edifício localizado no centro da cidade abrigou, de 1930 a 1976, o mercado municipal da cidade. Depois desse período se tornou o Depósito Público Estadual e ficou desativado. 

O imóvel faz parte de um conjunto arquitetônico da região portuária de Niterói e está passando por um processo cuidadoso de revitalização, mantendo todas as características de arquitetura neoclássica.

Serão 172 lojas com produtos de todo o estado nas áreas de gastronomia, decoração, cervejarias, charcutaria, peixaria, artesanato, queijaria e lanches rápidos, entre outras. 

A direção do empreendimento afirma que alguns mercados internacionais serviram de inspiração para o prédio niteroiense, como o Mercado da Ribeira, em Lisboa, o Mercado de São Miguel, em Madri, e o Mercado Municipal de São Paulo.

"Me surpreendeu muito as lojas, os arquitetos capricharam muito. Depois que as obras começaram a ficar prontas, acompanhei através de visitas e está perfeito, o público vai ficar encantado. Esse é o grande diferencial do Mercado, essa variedade muito grande. Chame amigos, parentes, venham visitar. Toda infraestrutura, um mix muito legal. Vão se surpreender", finaliza o empresário Marcelo Viana
 

< Ex-BBB Paula Freitas exibe corpão após procedimentos estéticos Capa do dia - 24/07/23 <