Cidades
Tatuagem solidária em SG recupera autoestima de quem luta pela vida
No Brasil, apenas nos últimos três anos, 66.280 novos casos de câncer de mama em mulheres foram diagnosticados, segundo o Instituto Nacional de Câncer. Na semana que marca a luta de combate ao câncer, 8 de abril, em São Gonçalo, o Espaço Unidas Pela Vida é exemplo de apoio ao paciente oncológico, e solidariedade através da parceria com Jhony Tattoo, tradicional tatuador da cidade que oferece cor e alegria às pacientes de um jeito bem diferente.
De acordo com Patrícia Silva, idealizadora do projeto Unidas Pela Vida, cerca de 800 mulheres são atendidas na cidade, sendo que 80% foram diagnosticadas com câncer de mama. Ao todo, 52 mulheres estão em acompanhamento atualmente.
Flores no lugar da dor
Jhony Tattoo, tatuador de São Gonçalo, atua há mais de 15 anos de carreira e faz de graça, em parceria desde 2017 com o Unidas Pela Vida, a reconstrução da aréola do bico do seio de mulheres que passaram por mastectomia. Agora, Jhony tem um novo projeto social, o Cores que dão vida.
Além de tatuar a reconstrução da aréola, ele também substitui cicatrizes do câncer por arte. Rejane Dantas, de 43 anos, moradora do Arsenal, está tratando o câncer há nove anos, e há seis passou por uma reconstrução. Agora, ela vai tatuar flores em suas cicatrizes.
Rejane não tem nenhuma tatuagem, e disse que participar desse projeto e ter a oportunidade de fazer uma arte em sua cicatriz significa um "novo marco".
"Eu estou muito feliz. Eu estava relutante para fazer a auréola, mas depois me deu um estalo e eu disse que ia fazer, e do nada, agora vou fazer uma tatuagem do nível que vai ser, pois também tenho uma no abdômem, que foi do enxerto realizado, que tem 45 centímtero. Eu tenho orgulho das minhas cicatrizes, mas por muito tempo tive vergonha, e agora quero expor para todo mundo"
De acordo com Patrícia, idealizadora do Unidas Pela Vida, o novo projeto tem como objetivo levantar a auto estima da mulher.
"Para o paciente não olhar para sua mama e remeter a ela aquela lembrança triste, toda aquele processo, decidimos fazer esse projeto para levantar a auto estima e dar vida a paciente através das cores"
Outro serviço oferecido gratuitamente é a marcação do tumor. Quando o médico diz que o tumor é muito pequeno, precisa ser realizado a marcação para, depois de realizar a quimioterapia, acompanhar a localização e saber se cresceu ou diminuiu.
"Eu não tenho palavras. Estamos sempre dispostos a ajudar e ver os sorrisos dessas mulheres é muito bom, gratificante. Eu mudei minha vida há anos atrás quando comecei a trabalhar por necessidade, e hoje, ajudo os outros como posso"
Jhonny Tattoo
Sem considerar os tumores de pele não melanoma, o câncer de mama feminina ocupa a primeira posição mais frequente em todas as regiões brasileiras, com um risco estimado de 81,06 por 100 mil na Região Sudeste; de 71,16 por 100 mil na Região Sul; de 45,24 por 100 mil na Região Centro-Oeste; de 44,29 por 100 mil na Região Nordeste; e de 21,34 por 100 mil na Região Norte.
Tattoo Legal
O "Tattoo Legal" é mais uma ação social de Jhony. Em diversos períodos do ano, o tatuador coloca tatuagens pelo valor mínimo, através de promoções, com o intuito de arrecadar alimentos e doar para moradores da praia da Luz, em São Gonçalo.
"Garanto o desconto e o cliente traz dois quilos de alimento. Na última campanha consegui montar 370 cestas básicas que foram entregues a famílias carentes"
Tatuador das celebridades
Com 15 anos de experiência, Jhony é considerado um dos tatuadores preferidos de muitos artistas. Nomes como Gabigol, jogador do Flamengo, cantor Naldo Benny, o rapper PK Delas, MCs TH, Cabelinho e Maneirinho, já tiveram a pele 'rabiscada' pelo artista.
Com experiência internacional na França, Alemanha e Estados Unidos, nos últimos anos participou de convenções e eventos, ficando em primeiro lugar em diversas premiações nacionais, com vários estilos de desenhos, em diferentes estados brasileiros. Só no instagram, Jhony acumula 49,2 mil seguidores.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!