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Tecnologia se torna grande aliada na secretaria das Culturas em Niterói

Imagem ilustrativa da imagem Tecnologia se torna grande aliada na secretaria das Culturas em Niterói
Atualmente, todas chamadas públicas no site são 100% digital e auditável. Foto: arquivo/Pedro Conforte

A Prefeitura de Niterói tem realizado diversos investimentos tecnológicos para facilitar o acesso dos cidadãos às informações públicas. Entre eles, o Portal de Serviços ao Cidadão, lançado em maio, é uma das ações estratégicas, que,  além de tornar serviços e dados mais acessíveis, avança nas melhores práticas de transparência.

A Secretaria Municipal das Culturas, em parceria com a Secretaria de Planejamento, Modernização da Gestão e Controle de Niterói (Seplag), disponibiliza, atualmente, todas as suas chamadas públicas no site, garantindo um processo de seleção simplificado, 100% digital e auditável.

Para o secretário das Cultura de Niterói, Leonardo Giordano, a concentração das inscrições no Portal de Serviços ao Cidadão é um grande avanço e reflete o entendimento de que a tecnologia precisa estar a serviço da administração pública.

“Tornar as inscrições dos editais totalmente digital facilitou muito a vida dos fazedores de cultura. Isso só foi possível graças a esse esforço que a Prefeitura de Niterói vem fazendo em investir em tecnologia de ponta. Hoje, o artista, o produtor, pode inscrever seu projeto nas chamadas públicas pelo telefone, via aplicativo ou portal, garantindo a mesma confiabilidade, enviando os documentos necessários em formato de arquivo de imagem digital  e com registro assegurado no Gov.br. Um aperfeiçoamento significativo, principalmente  porque os processos ficam mais auditáveis.”

“Tornar as inscrições dos editais totalmente digital facilitou muito a vida dos fazedores de cultura". Foto: divulgação

De acordo com uma pesquisa do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no último semestre de 2020, 20% das atividades digitais da população brasileira envolviam alguma interação com o Poder Público, como solicitar um benefício social ou pedir um documento.

Para a secretária de Planejamento, Ellen Benedetti, “a transformação digital da Prefeitura e toda política de atendimento ao cidadão é feita no sentido de melhorar a transparência, o serviço prestado e a relação da cidade com o niteroiense. Além de ser um atendimento mais eficiente e ágil, a redução do custo para Prefeitura também nos nos possibilita destinar mais recursos para outras iniciativas que demando foco da gestão municipal.”

O site e o aplicativo concentram as informações e direcionam o cidadão para os canais de atendimento presenciais, telefônicos ou digitais das Secretarias, inclusive redes sociais como Colab, Facebook, Instagram. A plataforma estará disponível para download gratuito na App Store e no Google Play, ou  através do link: http://servicos.niteroi.rj.gov.br/

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