Cidades
Terceira fase de vacinação contra gripe continua em São Gonçalo
O município de São Gonçalo segue a vacinação da população contra a gripe em 66 unidades de saúde, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. A imunização contra a influenza está na terceira fase e segue até o dia 9 de julho. O objetivo é vacinar 90% do público-alvo, um total de 407.513 pessoas. Até a última semana, a cidade tinha vacinado 65.956 pessoas, apenas 14,6% da população que deve ser imunizada.
O coordenador de imunização da cidade, Rafael Vidal, alerta para a vacinação contra a gripe. “Os gonçalenses devem procurar as unidades de saúde para se vacinarem contra a gripe. Esta vacina é tão importante quanto todas as outras. O único empecilho é respeitar o intervalo com a vacina contra o coronavírus, que deve ser de 14 dias entre elas”, explicou o enfermeiro.
A terceira fase da vacinação contra a gripe contempla os seguintes grupos: pessoas que têm comorbidades, pessoas com deficiência permanente, adolescentes e jovens em medidas sócio-educativas, funcionários do sistema prisional, população privada de liberdade, forças armadas e forças de segurança e salvamento, trabalhadores portuários, caminhoneiros, trabalhadores de transporte coletivo, rodoviário urbano e de longo curso.
As pessoas da primeira e segunda fases também podem se vacinar. São elas: professores, idosos, crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias, gestantes, puérperas (até 45 dias pós-parto), povos indígenas e trabalhadores da saúde.
Quem tem direito a tomar a vacina contra a gripe tem que ficar atento ao intervalo entre os imunizantes da gripe e da covid-19, que deve ser de 14 dias. Quem já tomou a vacina da covid-19 tem que esperar 14 dias para procurar as unidades de saúde para se vacinar contra a gripe. E quem já tomou a vacina da gripe também tem que esperar 14 dias para tomar a vacina contra o coronavírus. Quem tomou a primeira dose de qualquer vacina contra a covid-19 e está aguardando a segunda dose, pode tomar a vacina da gripe neste intervalo, sempre obedecendo o espaço de 14 dias entre elas.
Balanço – São Gonçalo imunizou 65.956 pessoas com a vacina da gripe, sendo 18.865 crianças, 2.433 gestantes, 767 puérperas e 6.543 trabalhadores da saúde, todas da primeira fase; além de 33.342 idosos e 1.933 professores, da segunda fase. Da terceira fase, foram vacinados 2.022 pessoas com comorbidades, 29 rodoviários, 14 pessoas das forças de segurança e forças armadas, seis pessoas com deficiência e dois caminhoneiros. Não houve procura de portuários pela vacina.
Para se vacinar, é preciso apresentar a carteira de vacinação (adulto e criança), identidade ou certidão de nascimento, cartão do SUS ou CPF e comprovante de residência. Todas as salas de vacinação de rotina aplicam o imunizante, exceto os locais que aplicam a vacina da covid-19. Vale lembrar que se o indivíduo estiver com sintomas de gripe, não pode se imunizar. É necessário aguardar a total recuperação para a aplicação da vacina.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!