Cidades

Teste para detectar HIV de graça em policlínica de Niterói

O autoteste é destinado para pessoas de maior vulnerabilidade. Foto: Fotos Públicas/Cesar Brustolin/SMCS

O Centro de testagem e Aconselhamento (CTA) que fica localizado na Policlínica Regional Sérgio Arouca recebeu nesta semana o programa de autotestagem do Ministério de Saúde que permite aumentar a autonomia do indivíduo, principalmente para aqueles que precisam ser testados com maior frequência por conta da exposição contínua ao risco de contaminação.

O autoteste é destinado para pessoas de maior vulnerabilidade, como homossexuais, transexuais, entre outros. A testagem é um processo simples no qual uma pessoa coleta sua própria amostra (fluido oral ou sangue) e, em seguida, realiza um teste e interpreta o resultado, sozinho ou com alguém em quem confia.

Todos os indivíduos com um resultado positivo no autoteste devem procurar um serviço de saúde para realizar testes adicionais de confirmação diagnóstica e acompanhamento.

Atendimento HIV/Aids em Niterói

O Hospital Municipal Carlos Tortelly, no Centro, é a unidade referência para internação. O local possui uma enfermaria exclusiva com médico infectologista de plantão 24 horas e oferece atendimento ambulatorial para adultos, crianças e adolescentes. Além de psicólogo, que tem em todos os serviços, o hospital conta com especialidades como assistente social, dentista, fisioterapeuta, dermatologista, proctologista, ginecologista.

Para atendimento ambulatorial de adultos, os pacientes contam a Policlínica Regional Sérgio Arouca, Policlínica Regional do Barreto, Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva e Policlínica Regional do Largo da Batalha. Gestantes HIV positivo têm atendimento na Policlínica de Especialidades da Saúde da Mulher Malu Sampaio.

Também há o serviço em parceria com a Fundação Municipal de Saúde no Hospital Universitário Antônio Pedro para crianças, adolescentes, adultos, gestante e no Hospital Estadual Azevedo Lima para adultos e gestantes.

A coordenadora do Programa de IST-AIDS da FMS, Márcia Santana, conta que além dos cuidados clínicos, o município oferece em sua rede ações de prevenção e promoção da saúde, como a aquisição e distribuição de insumos de prevenção (preservativos masculinos e femininos, gel lubrificante etc.), medicamentos e material educativo. Também são realizadas campanhas para promover a solidariedade, não-preconceito e não-discriminação em relação às pessoas portadoras de HIV/Aids.  

Serviço

Policlínica Regional Sérgio Arouca
Endereço: R. Vital Brasil Filho, s/n - Vital Brasil, Niterói.
Dias: segunda, quarta, quinta e sexta-feira.
Horário: 08h às 16h30.

Publicada às 18h30

< MPF quer suspensão de ex-assessor de Carlos Bolsonaro Bangu provoca Botafogo e Paulo Autuori <