Cidades

Teste rápido de Hepatite encerra Julho em Niterói

No próx

imo dia 28 é comemorado o Dia Mundial de Luta Contra as Hepatites Virais. A Fundação Municipal de Saúde (FMS) de Niterói está promovendo uma campanha de testagem rápida das hepatites B e C e vacinação de hepatite B nas policlínicas, unidades básicas e módulos do Programa Médico de Família do município. Escolas e salões de beleza próximos das unidades de saúde vão receber atividades educativas, que começam as 09h da manhã e seguem até as 17h.

As hepatites B e C afetam o fígado e podem levar à hepatite crônica, cirrose e câncer. A infecção é transmitida por transfusão de sangue; agulhas, seringas, cachimbos, relações sexuais sem proteção, escova de dente, alicate de unha, barbeadores e lâminas usadas por várias pessoas, hemodiálise, transplante e até tratamento dentário.

No caso da hepatite B, a vacinação é a principal forma de prevenção e está disponível para pessoas com até 49 anos.A secretária municipal de saúde de Niterói, Maria Célia Vasconcellos, faz o alerta:“Com a campanha, informamos e alertamos a população que a prevenção é o melhor método de combater essas doenças. Por isso, é fundamental que datas como essa estejam inseridas em nosso calendário”, declara.

As atividades do Julho Amarelo na cidade incluem a reinstalação da Frente Parlamentar das  DST/AIDS e HEPATITES VIRAIS na próxima quinta-feira (27), às 18h, no auditório da Câmara Municipal de Niterói,. Encerrando as atividades, a ONG Genesis promove uma conscientização da população no Campo de São Bento, em Icaraí, dia no sábado, dia 29, de 9h às 15h.

Logo Enfoco

Plantão Enfoco

Compromisso social através da informação e fiscalização do poder público, sempre dentro dos pricípios universais da justiça e da democracia, garantindo principalmente o direito do cidadão à informação.

< Aluna do IEPIC é medalha de prata no sul americano de wrestling Maricá ganha novos caminhões para coleta de lixo <