Cidades

Tiro com Arco conquista boa posição no ranking internacional

Um grupo de adolescentes de Maricá, todos atletas da equipe de base de Tiro com Arco, conquistou o quarto lugar no campeonato mundial, na Argentina, no início do mês. A cidade abriga a sede da Confederação Brasileira de Tiro com Arco (CBTArco), no bairro de Itapeba. De lá, surgem a maioria dos grandes nomes da modalidade no país.

Marcus D’Almeida, Jonathan Brazil, Lugui Cruz e Mateus Almeida ficaram atrás apenas da equipe da Coréia do Sul, da Índia e da Rússia (campeã, vice e 3º lugar, respectivamente).

Marcus D’Almeida, um dos maiores nomes do esporte no país, que também participou das Olimpíadas no ano passado, já está no México, onde segue disputando o mundial adulto. Marcelo Costa e Marcos Porto (ambos de 17 anos) também estarão na competição. Mesmo com a idade mínima de 21 anos, a entrada de atletas com menos idade representa o avanço técnicodos arqueiros brasileiros.

 “Serão mais de 40 equipes disputando e nossa meta é ficar entre os 15 primeiros. Temos condições que conseguir, até porque o Tiro com Arco do Brasil já é visto com outros olhos no exterior, respeitam mais”, diz Marcus Almeida, que já foi o segundo melhor do mundo no ranking de 2014.

“Temos chance real de ficar entre os melhores e até de medalha. Podemos ir bem longe neste torneio”, acredita Marcelo Costa. Para Marcos Porto, a estratégia é observar a técnica dos possíveis adversários. “Antes eu via pela internet, mas hoje tenho a chance de vê-los ao vivo e isso ajuda. Além disso, nossa responsabilidade hoje é bem maior”, conclui.

< Quase 3 milhões de jovens irão abandonar os estudos, diz pesquisa Aulas de canto na Orquestra Municipal de São Gonçalo <