Acessibilidade
Trailer sanitário ganha aprovação de banhistas em Itacoatiara
O serviço será gratuito
O trailer sanitário com oito cabines, incluindo um para pessoas com deficiência, instalado no mês de junho, na Praia de Itacoatiara, na Região Oceânica de Niterói, foi aprovado por 99% das pessoas que responderam a um questionário online se manifestando pela continuidade do serviço.
A iniciativa é da Prefeitura de Niterói, através da Neltur, incluindo a Administração Regional da Região Oceânica e a Gestão de Orlas. Na pesquisa, cerca de 98,2% também responderam que o trailer deveria ser expandido para outras praias.
Equipado com fraldário, com equipe de limpeza e manutenção diária, o serviço gratuito com os trailers sanitários, ficou disponível de quinta a domingo, entre os dias 11 a 19 de junho, das 10h às 17h, atendendo uma média de 385 pessoas por dia e, nos finais de semana a média subiu para 540 utilizações diárias.
A pesquisa apontou que durante os nove dias de operação, o trailer contribuiu, sobretudo, com a preservação do meio ambiente de forma consciente e sustentável. Foram coletados materiais como fraldas e absorventes, evitando assim o seu descarte de forma incorreta, na areia, restinga, no mar, calçadas e vias públicas da região.
A maioria das pessoas (72,6%) que respondeu a pesquisa de satisfação, através do questionário online, é de Niterói. Moradores de cidades vizinhas como Rio de Janeiro, Maricá e São Gonçalo também responderam. De outros estados, moradores de São Paulo e Belo Horizonte também se manifestaram.
O Trailer foi aprovado por 58,7% das mulheres e 41,3% dos homens. Os moradores apresentaram várias sugestões: no verão prolongar até mais tarde, vigilância no local e no dia a dia até 19h.
Para o presidente da Neltur, Paulo Novaes, essa é uma fase de experiência que precisa ser amadurecida por todos os órgãos envolvidos.
"Há uma necessidade de que todas as praias tenham banheiros que atendam os moradores, visitantes e turistas. Temos certeza de que vamos avançar com este serviço como já estamos fazendo nos eventos”, destacou.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!