Doação responsável

Transformando dor em alegria: mais de 200 pacientes recebem doação de orgãos.

Gonçalense doa 51 orgãos, tecidos e ossos

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) nesta quinta-feira (24).
A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) nesta quinta-feira (24). |  Foto: Divulgação
 

A Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT) do Hospital Estadual Alberto Torres (Heat) nesta quinta-feira (24), fez um marco para pacientes que estavam aguardando na fila de transplantes. Com apoio de um helicóptero, o Programa Estadual de Transplantes (PET) de Belo Horizonte (MG) fez captação de órgãos no Centro de Trauma da unidade.  

Um homem de 56 anos, que residia em São Gonçalo, foi vítima de um AVC na última segunda-feira (21). A família autorizou a doação de órgãos e foram captados rins, fígado e córneas totalizando 51 órgãos, tecidos e ossos. Com isso, o Hospital Estadual Alberto Torres, conseguiu beneficiar mais de 200 pacientes que aguardavam na fila do transplante desde o ano passado. 

Por volta das 11 horas uma aeronave do Governo do Estado do Rio desceu no heliponto da unidade trazendo a equipe de captação. Integrados ao CIHDOTT do Heat, eles fizeram todo o processo no centro cirúrgico do Centro de Trauma.

Aeronave do Governo do Estado do Rio desceu no heliponto da unidade trazendo a equipe de captação
Aeronave do Governo do Estado do Rio desceu no heliponto da unidade trazendo a equipe de captação |  Foto: Divulgação
  

O Heat é administrado pelo Ideas em parceira com o Governo do Estado e é uma unidade de urgência e emergência, especializadas no socorro a pacientes com múltiplos traumas. 

< Mais um crime brutal na Tijuca: homem é morto em assalto Estado do Rio registra queda na cobertura vacinal infantil <