Veículos

Transporte elétrico traz mudanças no cenário imobiliário

Procura por carros elétricos sinaliza mudanças para construtoras

Ponto de abastecimento de carros elétricas entra na lista de construtoras de imóveis
Ponto de abastecimento de carros elétricas entra na lista de construtoras de imóveis |  Foto: Divulgação
 

Cresce a procura por condomínios, tanto de apartamentos como de casas, equipados para recarregar veículos elétricos, não somente carros, mas também bicicletas, motos e patinetes, cada vez mais presentes nas ruas das cidades brasileiras. As pessoas estão conscientes da importância da preservação ambiental e dos princípios da sustentabilidade, e é nesse cenário que a eletromobilidade ganha espaço e força. A opção por transporte limpo, de propulsão elétrica, é um caminho sem volta, em substituição ao motor a combustão, altamente poluente.

O mercado de veículos elétricos é promissor no país. Mais de 100 mil eletrificados leves circulam no Brasil. As vendas no país nos sete primeiros meses de 2022 já somaram mais de 23 mil veículos, 31% a mais do que igual período de 2021. No mundo, são 16 milhões de automóveis e comerciais leves elétricos circulando, além de 600 mil ônibus do tipo, segundo informações da Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

Incorporadoras e construtoras estão atentas à tendência e ao crescimento do interesse dos consumidores por empreendimentos com infraestrutura apropriada, que não cause danos ao prédio e aos equipamentos, para receber e abastecer esses veículos com segurança e praticidade, em espaços reservados dentro dos condomínios.

Tecnologia de ponta permite às construtoras instalar equipamentos para controlar o acesso e identificar o morador ao recarregar o veículo. E isso possibilita que o custo da recarga seja destinado de imediato ao apartamento que usou o equipamento, sem causar transtornos aos vizinhos. A cobrança pode ser feita diretamente na conta de energia do morador ou por boleto do condomínio de cada unidade, entre outras alternativas.

Para quem quer comprar um imóvel em Niterói, é importante saber que a cidade registra o maior IDH do estado, oferece infraestrutura urbana, educação, saúde e serviços variados, além das belezas naturais e valorização do meio ambiente. Para iniciar a busca, procure um dos associados da ADEMI-Niterói para receber um atendimento personalizado em todas as fases, desde a seleção do imóvel pretendido, na aquisição e no fechamento do contrato, com tranquilidade e segurança.

Richard Sonsol - Mercado Imobiliário

Presidente da Associação das Empresas do Mercado Imobiliário de Niterói (Ademi), Richard Sonsol é formado pela Universidade Federal Fluminense (UFF) e manager da Bacos Construtora.

< Niterói recebe exposição fotográfica sobre o modernismo Botafogo negocia empréstimo de Gabriel Pires <