Cidades

Transportes do Rio com esquema especial no feriado

As barcas funcionam com a grade de fins de semana e feriados. Foto: Rovena Rosa/Agência Brasil

Os meios de transporte no Rio de Janeiro vão operar neste feriado pelo dia da Consciência Negra (20), com esquemas especiais. As barcas funcionam com a grade de fins de semana e feriados.

Na linha Arariboia, as travessias acontecem a cada 60 minutos desde as 5h30 e vão até as 20h30 no sentido Niterói-Rio.No sentido oposto o horário é das 6h às 21h. Na linha Paquetá, as viagens ocorrem conforme disponível no horário entre 4 e 22h da Praça XV, no centro do Rio, a Paquetá e no inverso das 5h30 às 23h30. A linha Cocotá da Ilha do Governador, na zona norte, não funcionará.

Em cumprimento ao Decreto do Governo do Estado do Rio de Janeiro, que trata das medidas de combate à covid-19, a linha Charitas continua fora de operação.

Para evitar aglomeração nas estações e nas barcas, as roletas estão programadas para que o número de passagens disponibilizadas seja exatamente igual ao número de assentos da embarcação da vez.

O uso de máscaras de proteção facial é obrigatório no transporte e empregados da concessionária CCR Barcas orientam os usuários dentro dos terminais e embarcações. As barcas com sistema de ar condicionado estão navegando com as portas abertas, conforme determinação da Capitania dos Portos do Rio de Janeiro.

Trens

A SuperVia, concessionária responsável pelo sistema de trens no Rio, reforçou a operação para atender ao possível aumento do fluxo de usuários no sistema ferroviário durante esta sexta-feira.

Durante a manhã, foram programadas três viagens extras em direção à Central do Brasil. Uma partindo de Japeri, outra de Santa Cruz e a terceira de Saracuruna. À tarde, haverá uma partida da Central do Brasil para Japeri por volta de 16h50 e uma para Santa Cruz, às 17h45.

A concessionária lembrou que nos finais de semana e feriados os trens operam em horários fixos e os clientes podem se planejar a viagem no site da empresa.

Metrô

Como ocorre em feriados, o MetrôRio funcionará das 7h às 23h, mas neste sábado (21) e domingo (22), a operação será com horários regulares de fim de semana. Amanhã das 5h à 0h e no domingo, das 7h às 23h. Nos três dias, a transferência entre as linhas 1 e 2 acontecerá na estação Estácio.

Para agilizar o acesso e evitar filas nas estações, a concessionária orientou para o uso de meios digitais, efetuando o pagamento da passagem diretamente nas catracas ou recarregando online o cartão Giro do MetrôRio.

Agência Brasil

< Acidente entre dois carros assusta pedestres em Piratininga Aneel autoriza termelétricas para o estado do Amapá <