Cidades

Treinamento de combate a incêndios em Maricá

A Defesa civil de Maricá está se preparando para atender ocorrências envolvendo incêndios florestais, bastante comuns em todo o município nessa época do ano. Um treinamento de combate a incêndios florestais aconteceu na última quarta-feira (8) em uma situação real de fogo em encosta. O local escolhido foi uma área ao lado do Centro Administrativo da Prefeitura, no Caxito, onde mais de 20 alunos do curso tiveram que apagar o fogo no mato seco.

O treinamento envolveu a abertura do aceiro, uma espécie de trilha aberta para demarcar uma área onde se retira o material combustível (no caso, o mato) para isolar o fogo. O auge do exercício foi o uso de sinalizadores navais para ajudar a equipe no desafio de apagar as chamas.

O major BM Giovani Dias, que coordenou a ação, disse que “O desafio era não ter de acionar o Corpo de Bombeiros para apagar o fogo e mostrar que nossa instrução foi eficiente, e esse grupo conseguiu. Ficamos felizes com esse resultado”, concluiu.

A aula prática de capacitação agradou os operários. Alguns disseram já terem vivido uma situação parecida. “Um dia estávamos voltado de Itaipuaçu e vimos um fogo alto à beira da rodovia. Todos descemos do caminhão e fomos apagar o fogo, tudo com a instrução que tivemos nesse curso”, contou o servente Marcos da Silva Ribeiro, morador do Bairro da Amizade.

A instrução sobre incêndios florestais começou no mês passado, com aulas na aldeia indígena Mata Verde Bonita, em São José de Imbassaí. Lá os índios aprenderam noções básicas de técnicas de combate a fogo em vegetação e a partir de agora estão aptos a controlar pequenos focos antes que ocorram grandes estragos.

< Mpb com arte em SG Espaço Rosa arrecada cabelos <