Luto

Tubarão ameaçado de extinção morre de câncer no Rio

Gastão, como era chamado, era da espécine mangona

Gastão tinha de 22 a 25 anos
Gastão tinha de 22 a 25 anos |  Foto: Reprodução
  

Um tubarão macho da espécie mangona, chamado de Gastão, morreu na última quarta-feira (21) devido a um "tumor extremamente agressivo". A informação foi divulgada pelo Aquário Marinho do Rio de Janeiro, o AquaRio, onde o animal era cuidado.

De acordo com a nota oficial, a equipe médica do aquário identificou que o tubarão começou a apresentar um comportamento diferente do habitual em março deste ano. O animal foi levado para quarentena a fim de receber cuidados médicos veterinários, onde seguiu em tratamento e observação intensiva por um período de sete meses, sendo acompanhado por uma equipe de oito veterinários e dez biólogos de diferentes especialidades.

"Lamentavelmente, fora a tristeza e o luto por parte de toda equipe AquaRio e dos mais de cinco milhões de visitantes que o conheceram, tem-se uma grande perda para a pesquisa e conservação da espécie que Gastão muito bem representava", diz o pronunciamento.

Segundo os exames, Gastão possuía um Carcinoma de Células Escamosas. Por isso, os resultados das amostras coletadas em sua necropsia apontarão se o tumor estava em metástase ou não. 

Durante todo o período que ficou na quarentena, o AquaRio informou que foram realizados exames de ultrassonografia, radiografia, endoscopia, três sessões de criocirurgia para remoção do tumor, coletas sanguíneas periódicas, coleta de sêmen, biometrias e avaliação hormonal com endocrinologista.

Gastão, que tinha entre 22 e 25 anos, é um dos tubarões que chegou em 2017 para promover um programa de pesquisa, conservação e reprodução da espécie, que está ameaçada de extinção. Vindo dos Estados Unidos, tornou-se, ao lado de seu companheiro Donald, uma das principais atrações do AquaRio.

< Cachorro é resgatado após ser levado em assalto a família no Rio Após término, Erika Schneider recusa amizade de Bil Araújo <