Cidades
Tubarão na Praia de Itaipu
O surgimento de um tubarão surpreendeu na manhã desta terça-feira (22) frequentadores e participantes do projeto Botinho, nas areias da Praia de Itaipu, Região Oceânica de Niterói, segundo o Corpo de Bombeiros.
Banhistas registraram o momento em que frequentadores viram o peixe já morto nas areias da praia. Segundo informações preliminares, o animal teria ficado preso na rede de pescadores e foi levado para areia da orla.
Segundo a bióloga marinha e tratadora do AquaRio, Miria Baracho, o animal em questão é um macho da espécie tubarão-galha-preta, cujo nome científico é Carcharhinus limbatus, de aproximadamente 90 quilos.
De acordo com Miria, essa espécie é encontrada por toda a costa brasileira, principalmente, entre o Sul e o Sudeste.
"Seu aparecimento tão próximo à costa de Itaipu pode se dar devido à ressurgência, um fenômeno oceanográfico que movimenta a água no sentido vertical, aflorando assim uma maior massa de matéria orgânica para as superfícies e orlas", explicou.
Com isso, é possível que ele tenha se aproximado ainda mais devido às redes de pesca para tentar se alimentar.
"Existe uma maior concentração de peixes próximo às orlas, o que atrai os tubarões para se alimentarem e, consequentemente, acabam ficando presos em redes de pesca.
A bióloga marinha ressaltou que se trata de um animal com alto risco de extinção e que não oferece riscos de ataques a banhistas.
"Mas, a recomendação é sempre a mesma: caso aviste um tubarão, o banhista deve sair da água e informar aos demais", acrescentou.
No vídeo, as imagens mostram o corpo do tubarão monitorado por guarda-vidas do projeto Botinho com crianças e adolescentes em volta.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!