Cidades
Uerj recebe recursos para pesquisas contra Covid-19
A Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Rio de Janeiro (Faperj) financiará com R$ 421 mil reais a pesquisa da Policlínica Piquet Carneiro e do Hospital Universitário Pedro Ernesto, ambos da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (Uerj).
O recurso foi liberado dentro do edital Faperj de apoio a grupos emergentes de pesquisa do Estado do Rio de Janeiro e será utilizado para análise de 1.738 adultos com Covid-19, e acompanhamento dos sobreviventes durante um período total de nove meses, com exames a cada três meses.
Os pacientes contaminados serão avaliados durante o período de internação com exames de ultrassonografia de tórax, hemogramas e, posteriormente, os resultados serão comparados com tomografias computadorizada (TC) de tórax.
A ultrassonografia será utilizada em pacientes com exames positivos para Covid-19, pois tem sido peça fundamental para diferenciação de outros problemas pulmonares e, como é mais econômica do que uma TC de tórax, pode auxiliar tanto na triagem dos pacientes, no prognóstico da evolução da doença e avaliação dos pacientes com ventilação mecânica.
Coordenado por Agnaldo José Lopes, médico da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, o objetivo deste projeto, que conta ainda com mais sete profissionais, é gerar conhecimento em diagnóstico e seguimento de pacientes acometidos pela Covid-19.
Publicada às 9h40
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!