Logo Enfoco


    Cidades

    UFF celebra os 90 anos do Cristo Redentor com mostra focada em sustentabilidade

    Publicado 11/10/2021 às 18:51 | Atualizado em 12/10/2021 às 9:22 | Autor: Enfoco
    Ouça a reportagem
    Siga no Google News Siga o Enfoco no Google News
    Imagem ilustrativa da imagem UFF celebra os 90 anos do Cristo Redentor com mostra focada em sustentabilidade
    |  Foto: Pedro Conforte
    Aniversário do Cristo Redentor contará com exposição de projetos da UFF. Foto: Arquivo/Enfoco

    A estátua do Cristo Redentor, erguida no alto do morro do Corcovado, no Rio de Janeiro, completa 90 anos nesta terça-feira (12) e conta com diferentes eventos de comemoração. Ao todo, serão cinco dias de atividades no espaço denominado "Cristo Sustentável", na Catedral Metropolitana do Rio de Janeiro, entre terça-feira (12) e sábado (16), das 9h às 15h. A participação é gratuita.

    Durante a semana, serão oferecidos serviços voltados para a população em situação de vulnerabilidade social nas áreas de assistência social, atendimento jurídico, psicologia, cidadania, saúde, cultura e sustentabilidade. A Universidade Federal Fluminense (UFF) foi convidada pelo padre Omar Raposo, reitor do Santuário Cristo Redentor, para expor projetos no tema de Soluções Inovadoras para Cidades Sustentáveis.

    O convite foi feito a partir de uma parceria da UFF com a startup Reciclotron, que teve início no Programa de Extensão Sustenta-Vida do Instituto de Saúde de Nova Friburgo (ISNF), impulsionada pela Agência de Inovação da UFF (Agir). Segundo o professor do ISNF/UFF e coordenador da exposição, Claudio Fernandes, os 90 anos do Cristo Redentor têm um foco especial em sustentabilidade.

    “A partir do convite recebido para implementarmos o ecossistema Reciclotron de soluções sustentáveis, no Santuário do Cristo Redentor, nosso grupo de pesquisa também assumiu um papel de coordenação técnica das ações da Vila Sustentável no evento. Junto com a Comissão Permanente de Sustentabilidade, a Agência de Inovação e Pró-reitora de Extensão da UFF, organizamos a mostra de Soluções Inovadoras para Cidades Sustentáveis, levando para a exposição na catedral, soluções do dia a dia que podem melhorar a qualidade de vida das pessoas além de gerar crescimento econômico de forma responsável e ambientalmente segura”.

    Comentou o professor

    O evento contará com cinco tendas de exposição de projetos para a comunidade da UFF e parceiros, além do “Espaço Reciclopontos de Cultura Sustentável”, com mostras de arte digital, esculturas de sucatas, laboratórios de recuperação de resíduos, vídeos de educação ambiental e uma cozinha sustentável para aprender sobre o aproveitamento total dos alimentos na gastronomia social e os benefícios da alimentação orgânica. 

    Entre as principais ações realizadas pela UFF/ Reciclotron na celebração, estão: a exposição de soluções Inovadoras para Cidades Sustentáveis na Vila Sustentável; a iluminação do Cristo Redentor com as cores da reciclagem de eletrônicos; a elaboração do relatório de sustentabilidade do evento; e o suporte às dinâmicas de educação ambiental da equipe do Cristo Sustentável.

    Reciclotron e Santuário Cristo Redentor: uma parceria sustentável 

    A Reciclotron vem colaborando com o Santuário para aprofundar e expandir as ações do Cristo Sustentável em diversas áreas do tripé da sustentabilidade: preservação ambiental, desenvolvimento social inclusivo e desenvolvimento econômico responsável. A startup, de impacto social, está implantando em suas atividades e projetos, um ecossistema digital de soluções sustentáveis que proporciona incentivos e oportunidades de adesão para aumentar a reciclagem, o consumo consciente e a solidariedade.  

    O tema inicial da parceria tem foco no lixo eletrônico, visto que ,no Brasil, apenas 3% dele é reciclado.  Dentre os motivos, estão a falta de engajamento das pessoas e o baixo investimento em educação ambiental. 

    “Os resíduos possuem insumos valiosos como metais nobres e plásticos diferenciados, porém, também contém componentes tóxicos que contaminam o solo e as águas, representando um risco à saúde e ao meio ambiente. Descartar corretamente é fundamental para proteger a saúde das pessoas, aumentar a inclusão digital, viabilizar a economia circular gerando recursos e empregos e aumentando a mineração urbana” destaca Claudio Fernandes.

    Tags

    Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco Grupo achados e perdidos do facebook Enfoco
    Achados e Perdidos

    Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!

    Entrar no grupo
    Artigo anterior
    <

    Daniel Silveira deve apresentar nova defesa até fim do mês

    Próximo artigo
    >

    CPI: oitiva de Queiroga e relatório marcam fim do processo

    Relacionados em Cidades