Cidades
UFF promove ação na Praça Arariboia nesta quarta
A partir desta quarta-feira (22), a Universidade Federal Fluminense (UFF) ganha ruas e praças de Niterói para defender a oferta de ensino, pesquisa e extensão, alidade aos cerca de 70 mil alunos, distribuídos em campi de 10 municípios do Estado. O "UFF nas Praças", evento em parceria com a Prefeitura de Niterói, já tem mais de 250 inscrições de expositores e 300 voluntários.
O evento levará nos dias 22 e 25 de maio, na Praça Arariboia e Campo de São Bento, respectivamente, os serviços de atendimento gratuito, ações extensionistas e de divulgação científica e tecnológica aos locais de grande circulação da população. A ideia é mostrar os benefícios sociais diretos da universidade pública, enfatizando seu caráter transformador tanto das histórias pessoais quanto do desenvolvimento nacional.
“É hora de mostrar a universidade aberta, vibrante, com muita vida e disposição”, ressaltou o reitor Antonio Claudio Lucas da Nóbrega.
“Educação é um investimento. A atuação da UFF traz ganhos que vão muito além da formação de profissionais de alta qualidade. Isso se dá por meio de diversas ações que, em primeiro lugar, desoneram o Estado da prestação de serviços à população e, em segundo, contribuem com pesquisas para a produção de patentes, políticas públicas e geração de valor em diversas áreas”, explicou Nóbrega.
Segundo os organizadores do evento, há uma ampla corrente de manifestação de solidariedade que envolve a comunidade interna e familiares, bem como a sociedade em geral, entidades civis, jornalistas, artistas e personalidades. “Neste mês de maio, professores, alunos e servidores voluntários irão apresentar para a sociedade o impacto e o valor das atividades desenvolvidas na UFF. Acreditamos que estamos fazendo o melhor para o cumprimento da nossa missão institucional e por isso temos orgulho de ser UFF”, destaca a coordenadora do evento, professora Geralda Freire Marques.
Projetos
Entre os projetos que serão apresentados ao público está o da mestranda em Turismo, Jéssica Siqueira, que vem produzindo uma ampla pesquisa sobre o setor turístico em Niterói, abordando duas vertentes importantes nestes tempos de crise: hospitalidade e inclusão.
A professora de psicologia, da Faculdade de Educação, em Petrópolis, Maria Angélica Augusto de Mello Pisetta, apresentará ao público o resultado de sua pesquisa, realizada entre os colegas docentes, sobre suas experiências com alunos autistas incluídos em classes regulares e como é a percepção dos outros estudantes em relação a essa vivência inclusiva.
Já a superintendente de documentação da UFF, Déborah Motta Ambinder de Carvalho, reuniu duas áreas importantes do conhecimento - Biblioteconomia e Arquivologia – em uma ampla pesquisa sobre o município: “Niterói - Informação e conhecimento para todos!”. O trabalho permite ao interessado traçar um perfil pormenorizado de uma das mais antigas cidades do Brasil, a quatrocentona “Terra das Águas Escondidas”.
Outro projeto relevante que será apresentado é o Lambe, que traz ao público uma nova camisinha feminina, produzida com um material diferenciado das que são comercializadas atualmente e que garante um maior grau de proteção à mulher contra o vírus HIV e outras doenças sexualmente transmissíveis. Criado pela aluna do 8º período de Desenho Industrial, Nara Capdeville, o produto é resultado de seu trabalho de conclusão de curso (TCC).
Entre tantos temas pesquisados por alunos, professores e servidores técnico-administrativos da instituição que impactam positivamente a sociedade, vale destacar ainda a apresentação de projetos na área de Medicina Veterinária, Geoquímica, Farmácia, Geografia, Cinema, Saúde Ambulatorial, novos desafios das Mídias Digitais, animais silvestres e exóticos, bem como educação sexual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs). Veja a listagem completa dos projetos que irão se apresentar no dia 22 de maio e no dia 25 de maio.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!