Cidades

UFRJ anuncia que aulas remotas não serão interrompidas até o fim do ano

Imagem ilustrativa da imagem UFRJ anuncia que aulas remotas não serão interrompidas até o fim do ano
|  Foto: Foto: Ascom UFRJ
Apenas R$ 80 milhões estão liberados para o orçamento do universidade. Foto: Ascom UFRJ

A reitoria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) alertou, nesta quarta-feira (12), quais atividades serão interrompidas com o fechamento total ou parcial da unidade de ensino. Com redução orçamentaria de cerca de 20% em relação a 2020 e um bloqueio de 14%, as graduações, pós-graduações e até o funcionamento de laboratórios de pesquisas serão afetados.

Segundo a reitora, Denise Pires de Carvalho, as aulas remotas até o fim do ano não serão prejudicadas. Entretanto, as aulas práticas e presenciais, assim que permitidas, não poderão ser realizadas. A reitora esclarece ainda que a universidade vai tentar reduzir custos, para que não haja o fechamento total, entretanto, se não houver desbloqueio e novos recursos para a instituição o prosseguimento das atividades será inviável.

"Não queremos fechar, mas se não houver recursos não tem o que fazer. As aulas que vêm acontecendo em modo remoto, os professores utilizam a internet de suas casas, luz de suas casas, por isso o ambiente remoto não vai parar. Nós estamos acumulando gastos, mas estamos contribuindo para sociedade. As aulas práticas, no entanto, não irão retornar, pois para isso é necessário readaptar o ambiente, comprar insumos, como álcool em gel e sabão, manter a limpeza e segurança para evitar propagação do vírus".

Denise Pires de Carvalho, reitora da UFRJ

O vice-reitor Carlos Frederico Rocha, em coletiva virtual, tranquilizou os estudantes e informou nada será feito sem o devido planejamento. Além disso, ele reitera que as bolsas estudantis não serão cortadas, mas não haverá novos investimentos, como manutenção e reformas em alojamentos.

Ao longo da coletiva, os reitores realizaram um apelo em defesa de todas as instituições federais, e pediram que orçamento seja recomposto pelo menos aos patamares de 2020.

O que pode ser afetado?

Testagem de Covid-19; pesquisas de duas vacinas contra Covid-19 em fases de textos pré-clínicos na UFRJ; redução de leitos hospitalares; redução de atendimento nos hospitais; manutenção predial, limpeza geral e limpeza hospitalar; segurança, bolsas acadêmicas; insumos para pesquisa, compra de equipamentos de TI para melhoria do ensino remoto, aquisição de livros; e-books; base de dados, investimento para retorno presencial em condições de biossegurança; investimento ligados a assistência estudantil; conclusão de obras; projetos de combate a incêndio e pânico; projeto de acessibilidade e pagamentos de energia elétrica e água.

Manifestação

Em relação à manifestação, que está sendo organizada por estudantes para acontecer nesta sexta feira (15), no Instituto de Filosofia e Ciências Sociais da UFRJ, às 17h, a reitora Denise Pires de Carvalho declara que entende o movimento dos estudantes, mas ressalta que o ideal é fazer o máximo possível de eventos virtuais, devido à pandemia.

Entretanto, em caso de evento presencial, a reitora ressalta a importância do distanciamento social, assim como o uso de máscaras e álcool em gel.

< Rio divulga regras para a prática de esportes em espaços públicos Futebol inglês quer coibir ofensas virtuais através de Projeto de Lei <