Conflito

Uva passa: vilã ou heroína do banquete natalino?

Item que compõe os pratos divide opinião na hora da ceia

Fruta desidratada pode trazer benefícios à saúde
Fruta desidratada pode trazer benefícios à saúde |  Foto: Pixbay
 

A noite de Natal reúne diversos símbolos que marcam a data: árvore montada, luzes piscando, presentes, família reunida e... uva passa na ceia. A vilã, para alguns, ou heroína para outros, é a responsável pelo maior debate entre parentes quando o assunto é acrescentar ou não seu sabor em alguns pratos, principal nas festas de fim de ano. 

A fruta desidratada costuma formar as famosas 'panelinhas' durante a noite mágica, capaz de gerar discussões e, em alguns casos, até mesmo brigas.

Enquete

E você? Gosta de uva passa na comida?

  

"Eu não curto, mas minha esposa se deixar come até no arroz e feijão. Praticamente faz tudo separado lá em casa, ela faz a comida dela e a minha separada. Uma vez ela botou na macarronese e esqueceu que eu não gostava, quando botou na mesa, só Jesus!", diverte-se o autônomo Thadeu Ramos, de 32 anos.

Fruta desidratada costuma formar as famosas 'panelinhas' durante a noite mágica
  

Alimento nutritivo

De acordo com Manuela Dolinsky, diretora do Conselho Federal de Nutricionistas, as frutas secas passam por um processo de desidratação, deixando concentrado os açúcares e as tornam uma boa opção de sobremesa, pelo sabor doce mais acentuado.

"Considerando sua composição nutricional, a uva passa apresenta, portanto, um papel importante para o funcionamento intestinal por ser fonte de fibra, o que mantém uma microbiota saudável e pode auxiliar na imunidade", informou.

Além disso, a especialista ressaltou que, por ser fonte de compostos antioxidantes, a uva passa tem potencial papel protetor para doenças cardiovasculares e diversos tipos de câncer. 

"Acrescentar uva passa às receitas é uma forma de enriquecer as preparações. Porém, os benefícios irão variar de acordo com a quantidade utilizada nas receitas. Ao adicionar as uvas passas, é importante pensar nos benefícios à saúde, mas, também, na combinação de sabores e texturas das preparações natalinas", acrescenta.

Riscos à saúde

Aos amantes da fruta, a nutricionista Carolina Abel salienta um importante aviso. De acordo com a especialista, deve-se ficar atento à quantidade consumida de uva passa durante a ceia. 

"Por ser um alimento que passa por desidratação, ela apresenta uma quantidade maior de calorias do que a fruta in natura, fique atento à quantidade, não passe de uma colher de sopa por dia", destaca.

Dolinsky também cria alertas: "Pessoas que estão acima do peso ou que apresentam quadro de resistência à insulina e diabetes precisam ficar atentas à porção consumida. Apesar dos benefícios citados anteriormente, uma vez que o consumo de grandes porções pode atrapalhar o emagrecimento e o controle glicêmico".

Como agradar os dois lados?

O chef e instrutor de gastronomia Lucas Mignot deu dicas culinárias ao ENFOCO para tentar 'apartar' a briga durante as festividades de fim de ano. Segundo o profissional, é difícil 'mascarar' o gosto da fruta, mas existem alguns truques. 

"Uma forma de tentar esconder o alimento para os 'chatos' seria, por exemplo, colocando-as em um molho onde apenas trarão dulçor, como em um chutney. Podemos também incorporar as passas em uma caponata de berinjela ou um couscous marroquino com legumes assados. Dessa forma, as passas apenas complementam os sabores sem ficarem aparentes", sugeriu. 

Além disso, ainda existe a possibilidade de não causar confusões deixando as passas separadas em uma travessa, assim, quem quiser, é só acrescentá-las no prato individual. E, e aí? Com ou sem passas?

< Richthofen já está fora da prisão para 'saidinha' de fim de ano Bia Miranda mostra casa em que mora e simplicidade surpreende <