Cidades
Vacina pentavalente em falta nos postos de Niterói
As unidades de saúde de Niterói também foram afetados pela falta da vacina pentavalente. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde (FMS) no último mês houve um abastecimento parcial das doses, esgotando antes do previsto os estoques nas unidades. Segundo o Ministério da Saúde a previsão de regularização é para o final de setembro.
Ainda de acordo com o Ministério da Saúde, responsável por distribuir as doses de vacina para os estados, os lotes mais recentes da Pentavalente recebidos do laboratório Biological E Limeted India foram reprovados pelo Instituto Nacional de Controle de Qualidade em Saúde (INCQS) e pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).
“A fim de evitar um possível desabastecimento, nós solicitamos a substituição à Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e, em julho, foi encaminhado aos Estados 427 mil doses da vacina Pentavalente do laboratório Serum Índian, buscando a regularização dos estoques em todo o país. Para o Rio de Janeiro, foram encaminhados mais de 32 mil doses de Pentavalente no mês de julho. Entretanto, não foi possível, em agosto, atender nenhum estado, devido ao lote da empresa Biological ter sido reprovado. Contudo, um novo lote chegou ao Brasil e encontra-se em fase de liberação da importação, com previsão de distribuição para final de setembro”, afirmou o Ministério da Saúde em nota.
O Ministério ressaltou que o repasse para os municípios é de responsabilidade dos Estados e que para a definição do número de doses é considerado a cota mensal predefinida de acordo com o público-alvo e situação epidemiológica, além dos estoques federal e estaduais. A orientação é que, nos municípios com baixo estoque da vacina, os profissionais de saúde façam o agendamento da vacinação.
Apesar da recomendação, em Niterói os estoques já estão esgotados. Na manhã desta quinta-feira (29), a Clínica Comunitária da Família da Ilha da Conceição, a Policlínica Regional Dr. Sérgio Arouca, no Vital Brazil, e o Posto de Saúde da Engenhoca já não possuíam mais a vacina.
Pai de uma bebê cardiopata de oito meses, Rafael Ramos, contou que já não sabe mais o que fazer com a falta.
“Já rodei os postos e policlínicas, mas não consegui encontrar a vacina. Essa saúde tá uma desgraça, não sei o que acontece. A minha filha fez uma cirurgia cardíaca e não pode atrasar vacina nenhuma. A recomendação que me deram? Vacina particular! Quase R$ 400 por algo que é direito nosso. Uma vergonha”, afirmou indignado.
A Subsecretaria de Vigilância em Saúde (SVS) informou que a vacina pentavalente protege contra difteria, tétano e coqueluche.
São Gonçalo
Em São Gonçalo, a vacina ainda pode ser encontrada no posto de saúde de Neves. A recomendação é que os interessados vão até o local com o Cartão Nacional de Saúde (CNS), que é a identificação do usuário do SUS.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!