Cidades

Vacinação contra a gripe recomeça terça-feira em Niterói

Niterói já vacinou 70% do público alvo desta primeira etapa Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

Por conta dos atrasos na entrega das vacinas, a campanha de combate a gripe deste ano será retomada, na próxima terça-feira (7), segundo a previsão da Prefeitura de Niterói. No início desta semana, a expectativa era que novos lotes de medicamentos fossem enviados até esta sexta-feira (3), mas até o momento eles não chegaram.

Na última (31) terça-feira 20 mil doses acabaram em menos de 24 horas, desde então a vacinação foi suspensa na cidade. De acordo com a Fundação Municipal de Saúde, a paralisação da vacinação se deve ao atraso do Ministério da Saúde em repassar as vacinas para a Secretaria de Estado de Saúde, responsável por repassar ao município.

Por conta disso, o estoque de Niterói ainda não foi reabastecido. Até o momento, já foram vacinados 70% do público-alvo desta primeira fase da campanha de vacinação. Niterói teria que receber 90 mil doses da medicação, porém até o momento só chegaram 60 mil, em dois lotes.

Segundo o governo municipal a expectativa é que um próximo lote chegue a cidade nesta segunda-feira (6). Por conta da pandemia do novo coronavírus os idosos podem pedir o agendamento de vacinação domiciliar de idosos acamados ou com dificuldade de locomoção continua nesse período pelo e-mail [email protected] ou pelo telefone (21) 2613- 0593.

Etapas

A primeira etapa segue até dia 16 de abril e é exclusiva para idosos (60 anos ou mais) e profissionais de saúde. A partir desta data, começa a segunda etapa, onde serão vacinados professores (tanto de escolas públicas e privadas), profissionais das forças de segurança e salvamento, portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais.

A última fase começa no dia 9 de maio e visa imunizar crianças de 6 meses a menores de 6 anos, gestantes, puérperas (mães nos últimos 45 dias), adultos de 55 a 59 anos, povos indígenas, população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional.

< Rio registra queda de 50% nas vendas de combustíveis Maricá já registra morte por novo coronavírus <