Cidades

Vacinação contra Covid-19 em Niterói chega aos adolescentes de 12 anos

Imagem ilustrativa da imagem Vacinação contra Covid-19 em Niterói chega aos adolescentes de 12 anos
|  Foto: Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói
A vacinação de crianças abaixo dessa idade não é recomendada pela Organização Mundial de Saúde e não foi autorizada pelo Ministério da Saúde. Foto: Luciana Carneiro/Ascom Niterói

A Prefeitura de Niterói chegou, nesta quinta-feira (2), aos adolescentes de 12 anos em seu calendário de vacinação contra a Covid-19. Com isso, a cidade torna-se uma das primeiras do Brasil a atingir a meta de disponibilizar vacinas para todas as faixas etárias a partir dos 12 anos. A vacinação de crianças abaixo dessa idade não é recomendada pela Organização Mundial de Saúde e não foi autorizada pelo Ministério da Saúde.

Equipes da Secretaria Municipal de Saúde se concentram agora na busca ativa pelas pessoas de todos os grupos que ainda não compareceram para tomar a primeira dose da vacina ou que não retornaram aos postos para a segunda dose. A vacinação continuará com a aplicação da dose de reforço em idosos para conter o avanço da variante Delta.

O prefeito de Niterói, Axel Grael, destacou que o município já vacinou com pelo menos uma dose 99,5% da sua população adulta. Até a última quarta-feira (1º), 417.651 pessoas receberam a primeira dose, 240.936 receberam a segunda dose, 12.266 receberam a dose única e 347 idosos receberam a dose de reforço. Entre os adolescentes, 17.257 foram imunizados com a primeira dose.

“Niterói vacinou rápido e com eficiência, como podemos ver pelos nossos números de vacinados. Esse trabalho nos permitiu chegar rapidamente aos 18 anos, no final de agosto, e agora aos 12 anos, o que nos possibilita priorizar as doses de reforço”, disse o prefeito, durante transmissão nas redes sociais da Prefeitura de Niterói.  

Na última sexta-feira (27), Niterói começou a aplicar a terceira dose em idosos que vivem em Instituições de Longa Permanência. Esse grupo foi um dos primeiros a receber a vacina contra a Covid-19 em janeiro deste ano, ao lado dos profissionais da linha de frente de combate à doença.

Na última quarta-feira (1º), Niterói se tornou a primeira cidade do Estado do Rio a aplicar a dose de reforço da vacina contra a Covid-19 em idosos que não estão abrigados. Nesta quinta-feira (2), o reforço está sendo aplicado em pessoas acima de 90 anos em oito postos de vacinação (endereços abaixo). Na sexta-feira (3) e sábado (4), será a vez dos idosos a partir de 85 anos receberem o imunizante.

O reforço está sendo feito com a vacina Pfizer. Para receber a dose, os idosos devem comparecer a um dos oito postos de vacinação disponíveis munidos de comprovantes da primeira e da segunda dose recebidas, documento de identidade e comprovante de residência. O reforço é apenas para quem mora em Niterói. O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, destacou que é necessário ter um intervalo de seis meses ou mais da segunda dose.

“Em Niterói, hoje qualquer pessoa acima de 12 anos já pode se vacinar contra a Covid-19. A vacinação, mais do que um ato de proteção individual, é um pacto coletivo que só funcionará plenamente quando todos estivermos com nossas doses. A repescagem é para qualquer cidadão que ainda não se vacinou. Mesmo no feriado e no ponto facultativo, não vamos parar e contamos com a cidadania do niteroiense para fazer a sua parte”, frisou.  

Imunossuprimidos

A Prefeitura também iniciou nesta quinta-feira (2), a vacinação de reforço em pessoas com alto grau de imunossupressão, de qualquer idade, que tenham tomado a segunda dose há pelo menos 28 dias. De acordo com a lista divulgada pelo Ministério da Saúde, poderão se vacinar pessoas com imunodeficiência primária grave, quimioterapia para câncer, transplantados de órgão sólido ou de células tronco hematopoiéticas (TCTH) com uso de drogas imunossupressoras; pessoas vivendo com HIV/Aids com CD4 (mais de 200 céls/mm3); pessoas que façam uso de corticoides em doses igual ou superior a 20 mg/dia de prednisona, ou equivalente, por mais de 14 dias; pessoas que façam uso de drogas modificadoras da resposta imune; pacientes em hemodiálise e pacientes com doenças imunomediadas inflamatórias crônicas (reumatológicas, autoinflamatórias e doenças intestinais inflamatórias).

Também podem receber o reforço pessoas que fazem uso dos seguintes medicamentos: Metotrexato, Leflunomida, Micofenolato de Mofela, Azaprina, Ciclofosfamid, Ciclosporina, Tacrolimus, Mercaptopurina, biológicos em geral (Infliximabe, Etanercept, Humira, Adalimumabe, Tocilizumabe, Canakinumabe, Golimumabe, Certolizumabe, Abatacepte, Secukinumabe, Ustekinumabe), inibidores Da JAK (Tofacinibe, Baracinibe, Upadacinibe).

É necessário apresentar documento de identidade, CPF, comprovante de residência, comprovante de vacinação, laudo médico ou receita médica para receber o reforço contra a Covid-19.

Repescagem

Os postos de vacinação seguirão abertos em Niterói para a repescagem. Todos os adultos e adolescentes da cidade que ainda não se imunizaram podem procurar uma unidade de saúde para tomar a primeira dose da vacina contra a Covid-19.

Locais de vacinação e endereços

Policlínica Sérgio Arouca – Rua Vital Brazil Filho, s/nº, Vital Brazil.

Policlínica Doutor João da Silva Vizella – Rua Luiz Palmier, 726, Barreto.

Policlínica Regional de Itaipu – Avenida Irene Lopes Sodré, s/nº, Itaipu.

Policlínica Regional Carlos Antônio da Silva – Avenida Jansen de Melo, s/nº, São Lourenço.

Policlínica Regional Doutor Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca.

Policlínica Regional de Piratininga Dom Luís Orione – Rua Dr. Marcolino Gomes Candau, 111, Piratininga.

Policlínica Regional Doutor Renato Silva – Avenida João Brasil, s/nº, Engenhoca.

Drive thru na Universidade Federal Fluminense – Campus Gragoatá, Rua Alexandre Moura, 8, São Domingos.

< Prefeitura de Maricá oferece aos estudantes mais de 200 vagas de estágio Morre ator que interpretou Dr. Victor no Castelo Rá-tim-bum <