Cidades
Vacinação móvel contra o sarampo estaciona em Niterói
Para cumprir a meta de vacinar três milhões de pessoas entre 6 meses e 59 anos contra o sarampo, a Secretaria de Estado de Saúde (SES) está rodando o estado com sua vacinação itinerante. Esta semana, entre esta segunda (3) e sexta-feira (6), será a vez de Niterói receber um reforço na imunização da população.
O ponto de vacinação na cidade é na Rua Visconde de Rio Branco, sentido Plaza Shopping, entre as estações das Barcas e o Shopping Bay Market.
Na capital, numa parceria com a Secretaria de Estado de Transportes e a Companhia de Desenvolvimento Rodoviário e Terminais do Estado do Rio de Janeiro (CODERTE), há ainda pontos fixos até o fim da campanha "RJ contra o Sarampo" em estações ou terminais de transporte, além do Hemorio e Iaserj Maracanã.
Até o momento, pouco mais de 400 mil pessoas foram vacinadas contra o sarampo nos postos municipais. A meta da secretaria é imunizar três milhões de pessoas no estado.
Em 2020, foram confirmados 195 casos de sarampo nos municípios de Armação de Búzios (1), Barra do Piraí (1), Belford Roxo (13), Duque de Caxias (34), Maricá (1), Mesquita (2), Nilópolis (4), Niterói (21), Nova Friburgo (9), Nova Iguaçu (25), Paty do Alferes (1), Petrópolis (3), Queimados (2), Rio Bonito (2), Rio de Janeiro (54), São João de Meriti (16) e Teresópolis (6). No ano passado, foram registrados 457 casos da doença.
O secretário de estado de Saúde reforça que a vacina é a única forma de proteção e que a população não pode desviar o foco por conta da chegada do coronavírus no país.
"Não temos nenhum caso de coronavírus confirmado no estado. No entanto, sarampo vem crescendo. Já estamos nos aproximando de 200 casos. Desde agosto, tenho reforçado a importância da vacinação. Estamos pedindo que as pessoas não deixem para depois. A vacinação é o que vai fazer a diferença para conter os números de casos", alerta.
Sobre a doença
O sarampo é transmitido por meio da fala, da tosse e do espirro. Os principais sintomas são mal-estar geral, febre, manchas vermelhas que aparecem no rosto e vão descendo por todo o corpo, tosse, coriza e conjuntivite. A vacina é fornecida pelo Ministério da Saúde e está disponível gratuitamente nos postos de saúde municipais durante todo o ano, conforme prevê o calendário nacional de imunização.
Contraindicações
Pessoas com suspeita de sarampo, imunocomprometidas, gestantes e crianças com menos de seis meses não devem receber a vacina. Alérgicos à proteínas do leite de vaca devem informar a condição ao profissional de saúde no posto de vacinação para que recebam a dose feita sem esse componente.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!