Cidades

Vagas para professor especial em Maricá

Vagas para professor indígena, libras e surdos. Foto: Daniel Luiz / Ascom Maricá

Maricá está com inscrições abertas, em caráter de processo seletivo, para contratação temporária de instrutores especiais para atuação em escolas da rede municipal de ensino.

São dez vagas para instrutores de surdos, 12 para intérpretes em Língua Brasileira de Sinais (Libras) e seis para professores indígenas.

O contratados irão compor o quadro de profissionais nas escolas municipais Joana Benedicta Rangel, Caic Elomir Silva, Vereador João Da Silva Bezerra, Mauricio Antunes de Carvalho, Carlos Magno Legentil de Mattos, além das escolas municipais Indígenas Guarani Para Poty Nhe’ Já, (São José do Imbassaí) e Kyringue  Aranduá (Itaipuaçu).

Inclusão

Nas escolas foram identificados alunos que precisam deste suporte e o trabalho é feito em conjunto. O instrutor surdo trabalha junto com o professor regente, como modelo de identidade surda, e para isso é necessário que ele também seja surdo. Eles trabalham com o primeiro segmento, tendo acesso à Libras.

Já os intérpretes em Libras colaboram na comunicação entre surdos e ouvintes por meio de Libras, contribuindo com a língua portuguesa oral e escrita e vice- versa. Os intérpretes trabalham no segundo segmento, quando os alunos já aprenderam libras.

“Ter um instrutor e um intérprete em sala de aula, além de ser direito do aluno, é de suma importância, pois são esses profissionais que fazem a ‘ponte’ para melhorar a convivência deste aluno na escola”, relatou Helen Rosa, professora há 14 anos da rede e, atualmente, se especializando em Libras.

Na aldeia indígena, o trabalho do professor indígena tem um papel que vai além de ensinar. Ele também contribuirá na elaboração do currículo e programa do ensino das escolas indígenas.

Vale lembrar que as escolas municipais indígenas de Maricá somam as 2.765 existentes no país, segundo o Censo Escolar Brasileiro de 2010.

“O professor indígena tem um papel importante na manutenção da língua e etnia dos alunos indígenas e esse ensino bilíngue colabora para manter a cultura indígena viva em nossa sociedade”, explicou Helen de Azevedo, gerente de Inclusão Educacional na Secretaria de Educação.

Inscrição

Para fazer sua inscrição clique aqui e acompanhe as datas:

17 a 23/07 – Inscrições (até 23h59)

24 e 25/07 – Apresentação de documentação comprobatória na sede da Secretaria de Educação de 9h às 16h.

26/07 – Resultado da lista dos pré-aprovados.

30 e 31/07 – Recurso na sede da Secretaria de Educação

01/08 – Resultado Final.

06/08 – Entrega de documentação para contratação na sede de Secretaria de Educação.

< Quadrilha é desarticulada no Centro de Niterói Guerra de facções parece não ter fim na região do Pita <