Cidades

Vans de Maricá passarão a aceitar cartão Mumbuca

Imagem ilustrativa da imagem Vans de Maricá passarão a aceitar cartão Mumbuca
Os cartões serão recarregados mensalmente com o valor de R$ 60. Foto: Arquivo / Karina Cruz

O prefeito de Maricá, Fabiano Horta (PT), usou seu perfil em uma rede social na tarde desta sexta-feira (19) para anunciar a implantação do Mumbuca Transporte. O comunicado foi feito ao lado do secretário de transporte Douglas Carvalho Paiva. 

Segundo Horta, a população poderá utilizar o transporte complementar (vans) gratuitamente. Grupos especiais poderão acumular créditos de acordo com suas necessidades específicas. Os cartões serão recarregados mensalmente com o valor de R$ 60. 

“Hoje [sexta] é um dia importante, nós conseguimos fazer a assinatura do Mumbuca Transporte, que vai permitir que as vans possam aceitar o Mumbuca, e a gente possa ter um programa específico para que o transporte e a mobilidade em Maricá continuem avançando. Agora o Vermelhinho vai servir à população de Maricá e as vans vão estar credenciadas. Vamos poder fazer com que nossa população se desloque também pelas vans com tarifa zero”, disse o prefeito.  

Em março deste ano foi aprovada a lei municipal assegurando a gratuidade no serviço operado por micro-ônibus categoria M2, veículos entre 9 e 20 lugares nos quais não se pode viajar em pé.

A lei também beneficia idosos, alunos da rede pública de ensino, pessoas com deficiência e portadoras de doença crônica de natureza física ou mental que exijam tratamento continuado, cuja interrupção ponha em risco a vida do paciente.  

Segundo a prefeitura, os veículos serão equipados com validadores onde os usuários vão utilizar seus créditos (chamados de ‘vale social’ ou ‘vale essencial’, dependendo do tipo de usuário) através de um cartão entregue pela Secretaria de Transportes de Maricá, num sistema semelhante ao que já é utilizado no transporte regular. A lei também determina a forma de pagamento aos permissionários. 

< TCU recebe deputados e abre investigação sobre gestão do Inep Quaquá acena para disputa rumo ao Congresso em 2022 <