Cidades
Vans são proibidas de circular em regiões de Maricá
A partir desta quinta-feira (25) vans que fazem o trajeto Inoã - Santa Paula; Inoã - Itaipuaçu (Recanto); e Inoã - Itaipuaçu (Rua 126) estão proibidas de circular, conforme decisão do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJ-RJ). De acordo com o presidente da Câmara Municipal de Maricá, vereador Aldair de Linda, a cidade pode receber multa diária de R$ 5 mil, em caso de circulação das vans.
A proibição aconteceu porque as concessões para Inoã e Itaipuaçu são exclusivas da empresa de ônibus Nossa Senhora do Amparo. A ação circulava na justiça desde 2011 porque, de acordo com a acusação, as vans não estariam devidamente licitadas pela Prefeitura.
Ainda segundo o presidente da Câmara, uma reunião será realizada ainda na tarde desta quarta-feira (24) com o prefeito Fabiano Horta para discutir se há como reverter a situação, visto que ele não conseguiu acordo com a Amparo.
"A Câmara é contra essa proibição, porque diminui o número de transporte circulando e a população tem seu direito de ir e vir prejudicado. Não acredito que a Amparo dará conta de atender a demanda e vamos correr atrás disso para resolver", garante o vereador.
Um permissionário que preferiu não se identificar relatou que está a mercê do poder público para sustentar a família com essa proibição.
"Cada transporte tem seu cliente, não existe isso de roubar o cliente do outro. Os passageiros estão revoltados, porque é uma ação que mexe com a vida de muita gente, inclusive a minha, que sustento a família com o dinheiro da van. Eu pago R$ 3.600 mensalmente pelo veículo além da manutenção para agora ele ficar parado. Sei que estão tentando resolver e torço para que consigam logo", contou.
A Prefeitura de Maricá ainda não se posicionou sobre a decisão.
Perdeu documentos, objetos ou achou e deseja devolver? Clique aqui e participe do grupo do Enfoco no Facebook. Tá tudo lá!